Ementa/Descrição: |
Literatura de informação e primeiras manifestações literárias. Era quinhentista e seiscentista: estudo do Barroco e do Arcadismo. Estudo do Romantismo em autores e obras fundamentais nas modulações poéticas, dramáticas e narrativas. Reflexões sobre a prática do ensino de literatura na educação básica: planos e estratégias de execução pedagógica do ensino de Literatura.
REFERÊNCIA BÁSICA
CÂNDIDO, A. Formação da literatura brasileira momentos decisivos. (vol.1 1750-1836). Belo Horizonte-Rio de Janeiro: Itatiaia, 1993.
______. Formação da literatura brasileira momentos decisivos. (vol.2 1836-1880). Belo Horizonte-Rio de Janeiro: Itatiaia, 1993.
COUTINHO, A. (Org.). A literatura no Brasil era barroca/era neoclássica. Niterói: José Olympio, 1986.
REFERÊNCIA COMPLEMENTAR
COUTINHO, A. (Org.) A literatura no Brasil Introdução Geral. Niterói: José Olympio, 1986.
LOBO, Luiza. Teoria poéticas do Romantismo. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1987.
MARTINS, Wilson. História da inteligência brasileira. (Vol. III Romantismo 1855-1877). São Paulo: T. A. Queiroz, 1993.
MOISÉS, Massaud. História da literatura brasileira - Origens, Barroco, Arcadismo. (vol. I). São Paulo: Cultrix, 1990.
______. História da literatura brasileira - Romantismo. (vol. II). São Paulo: Cultrix, 1995.
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