Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 23 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO (11.01.07)
Código: PLET0018
Nome: LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE PORTUGUÊS
Carga Horária Teórica: 80 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 80 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Definição do campo de estudo da Lingüística Aplicada. Introdução às questões teórico-metodológicas de ensino-aprendizagem de língua materna. Reflexão sobre o papel da Lingüística Aplicada no ensino de português, revendo questões básicas: o lugar da língua falada, da produção escrita, da leitura e relação entre oral e escrito. Analise de material e recursos didáticos aplicado nas aulas de língua portuguesa. REFERÊNCIA BÁSICA CAVALCANTI, M. A propósito de Lingüística Aplicada. Trabalhos em Lingüística Aplicada, 7, p. 5-12,1986. FORTKAMP, M. B.; L. TOMITCH (Orgs.). Aspectos da linguística aplicada. Florianópolis: Editora Insular, 2000. SIGNORINI, I. & CAVALCANTI, M. (Orgs.). Lingüística Aplicada e Transdisciplinaridade. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1998 REFERÊNCIA COMPLEMENTAR BAGNO, Marcos. Língua materna: letramento, variação & ensino. São Paulo: Parábola, 2002. LEFFA, Vilson J. A lingüística aplicada e o seu compromisso com a sociedade. In: Anais do VI congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 2001. LOPES, Luiz P. da M. L. Oficina de Lingüística Aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. Campinas: Mercado das Letras, 1996. PASCHOAL, M. Z; A. CELANI. Linguística Aplicada: da aplicação da lingüística à lingüística transdisciplinar. SP: EDUC, 1992. p. 15-23. SCHERER, A. A história e a memória na constituição do discurso da lingüística aplicada no Brasil. In: M. J. Coracini; E. Bertoldo (Orgs.). O desejo da teoria e a contingência da prática: discursos sobre e na sala de aula (língua materna e língua estrangeira). Campinas: Mercado de Letras, 2003, p. 61-84.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
PLET 2013.2 LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS - Santarém - LICENCIATURA - Presencial - MTN Sim 2 Não
27 2011.1 LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS - Santarém - LICENCIATURA - Presencial - MTN Sim 6 Não
038 2011.1 LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS - Santarém - LICENCIATURA - Presencial - MTN Sim 6 Sim

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