Ementa/Descrição: |
Definição do campo de estudo da Lingüística Aplicada. Introdução às questões teórico-metodológicas de ensino-aprendizagem de língua materna. Reflexão sobre o papel da Lingüística Aplicada no ensino de português, revendo questões básicas: o lugar da língua falada, da produção escrita, da leitura e relação entre oral e escrito. Analise de material e recursos didáticos aplicado nas aulas de língua portuguesa.
REFERÊNCIA BÁSICA
CAVALCANTI, M. A propósito de Lingüística Aplicada. Trabalhos em Lingüística Aplicada, 7, p. 5-12,1986.
FORTKAMP, M. B.; L. TOMITCH (Orgs.). Aspectos da linguística aplicada. Florianópolis: Editora Insular, 2000.
SIGNORINI, I. & CAVALCANTI, M. (Orgs.). Lingüística Aplicada e Transdisciplinaridade. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1998
REFERÊNCIA COMPLEMENTAR
BAGNO, Marcos. Língua materna: letramento, variação & ensino. São Paulo: Parábola, 2002.
LEFFA, Vilson J. A lingüística aplicada e o seu compromisso com a sociedade. In: Anais do VI congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 2001.
LOPES, Luiz P. da M. L. Oficina de Lingüística Aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. Campinas: Mercado das Letras, 1996.
PASCHOAL, M. Z; A. CELANI. Linguística Aplicada: da aplicação da lingüística à lingüística transdisciplinar. SP: EDUC, 1992. p. 15-23.
SCHERER, A. A história e a memória na constituição do discurso da lingüística aplicada no Brasil. In: M. J. Coracini; E. Bertoldo (Orgs.). O desejo da teoria e a contingência da prática: discursos sobre e na sala de aula (língua materna e língua estrangeira). Campinas: Mercado de Letras, 2003, p. 61-84.
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