Ementa/Descrição: |
Observação em escolas e turmas das séries do Ensino Fundamental II. Estudo e análise crítica do projeto pedagógico da escola e do plano de ensino de língua inglesa e literaturas anglófonas. Elaboração de relatório.
REFERÊNCIA BÁSICA
BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: AVERCAMP, 2006.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília: MEC/SEF, 1998.
HÜTTNER, Julia; MEHLMAUER-LARCHER, Barbara; REICHL, Sunanne; SHIFTNER, Barbara (Eds.). Theory and practice in EFL teacher education: bridging the gap. Bristol: Multilingual Matters, 2012.
REFERÊNCIA COMPLEMENTAR
ALMEIDA, André Machado; VALÉRIO, Kátia Modesto. Letramento crítico e ensino comunicativo: lacunas e interseções. RBLA, v. 10, n. 1, p. 135-158, 2010.
BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, v. 134, n. 248, p. 27833-27841, 23 dez.1996.
EDMUNDO, Eliana Santiago Gonçalves. O ensino de inglês na escola pública sob a perspectiva do letramento crítico. 241f. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010. Disponível em: <http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/bitstream/handle/1884/24961/DISSERTACAO%20ELIANA%20SANTIAGO.pdf?sequence=1>. Acesso em: 16 jan. 2013.
GIBBS, Ti Ron. TEFL practicum primer: student teaching, tutoring, and observation training modules. Chicago: TEFL Institute Publication, 2010.
SHOR, Ira. What is critical literacy? Journal for Pedagogy, Pluralism & Practice. Lesl, 1997.
|