Ementa/Descrição: |
Objeto de estudo da Sociolinguística. Conceitos introdutórios e pressupostos teóricos. Contatos, atitudes e comportamentos linguísticos. Diversidade linguística do Português. Características do Português Brasileiro e do Português de Portugal. Variações de registro. Normas e usos linguísticos. Valorização e estigmatização das variantes. Descrição por meio de categorização de elementos linguísticos, planejamento de situações didáticas que possibilitem a expansão de possibilidades de uso da linguagem e da capacidade de análise crítica, e reflexão sobre o ensino de língua portuguesa na Educação Básica.
REFERÊNCIA BÁSICA
CALVET, Louis-Jean. Sociolinguística: uma introdução crítica. (Tradução Marcos Marcionilo). São Paulo: Parábola, 2002.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010.
ILARI, Rodolfo & BASSO, Renato. O português da gente: a língua que estudamos, a língua que falamos. São Paulo: Contexto, 2009.
REFERÊNCIA COMPLEMENTAR
ALKIMIM, Tânia. Sociolinguística: Parte I. In: MUSSALIM, Fernanda & BENTES, Anna Christina. Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, pp. 21-27.
BAGNO, Marcos. O preconceito lingüístico: o que é e como se faz. 5. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
FARACO, Carlos Alberto (org.). Estrangeirismo: guerra em torno da língua. 2. ed. São Paulo: Parábola, 2001.
MOLLICA, Maria Cecilia & BRAGA, Maria Luiza (orgs). Introdução à sociolingüística: o tratamento da variação. São Paulo: Contexto, 2003.
TARALLO, Fernando. A pesquisa sociolingüística. 4ª ed. São Paulo: Ática, 1994.
|