Ementa/Descrição: |
Ensino por meio de resolução de problemas. Métodos de ensino em sala de aula: Informática aplicada ao Ensino de Química, Lúdico, Recursos Audiovisuais em sala de aula, jogos didáticos, entre outros. Transposição didática de conteúdos de Química, conforme a grade curricular para o Ensino Médio. Elaboração e análise de materiais didáticos. Estudo do referencial curricular do estado do Pará. Desenvolver, elaborar, executar e avaliar diferentes métodos de ensino na Química conforme a proposta apresentada nos PCNEM e PCN+ para o Ensino de Química.
Bibliografia Básica:
1. DELIZOICOV, D. et al. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
2. ATKINS, P., JONES, L. Princípios de Química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Traduzido por CARACELLI, I. et al. Porto Alegre: Bookman, 2001.
3. KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EDUSP, 1987.
4. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais ensino médio. Brasília: SEMTEC, 1999.
5. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: SEMTEC, 2002.
6. REVISTA Química Nova na Escola. ISSN 2175-2699 (versão on line) Disponível em: < http://qnesc.sbq.org.br/>. (artigos)
7. ENPEC. Anais. Encontro de Pesquisadores em Educação em Ciências REVISTA Ciência e Cognição. ISSN 1806-5821 (versão on line) Disponível em: < http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec >. (artigos)
|