Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO (11.01.07)
Código: PCNAT0042
Nome: PRÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICA I
Carga Horária Teórica: 0 h.
Carga Horária Prática: 60 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Ensino por meio de resolução de problemas. Métodos de ensino em sala de aula: Informática aplicada ao Ensino de Química, Lúdico, Recursos Audiovisuais em sala de aula, jogos didáticos, entre outros. Transposição didática de conteúdos de Química, conforme a grade curricular para o Ensino Médio. Elaboração e análise de materiais didáticos. Estudo do referencial curricular do estado do Pará. Desenvolver, elaborar, executar e avaliar diferentes métodos de ensino na Química conforme a proposta apresentada nos PCNEM e PCN+ para o Ensino de Química. Bibliografia Básica: 1. DELIZOICOV, D. et al. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. 2. ATKINS, P., JONES, L. Princípios de Química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Traduzido por CARACELLI, I. et al. Porto Alegre: Bookman, 2001. 3. KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EDUSP, 1987. 4. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais – ensino médio. Brasília: SEMTEC, 1999. 5. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: SEMTEC, 2002. 6. REVISTA Química Nova na Escola. ISSN 2175-2699 (versão on line) Disponível em: < http://qnesc.sbq.org.br/>. (artigos) 7. ENPEC. Anais. Encontro de Pesquisadores em Educação em Ciências REVISTA Ciência e Cognição. ISSN 1806-5821 (versão on line) Disponível em: < http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec >. (artigos)
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ( LQ18404 ) ) ATIVO 01/01/2010
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
22 2011.1 LICENCIATURA INTEGRADA EM BIOLOGIA E QUÍMICA - Santarém - LICENCIATURA - Presencial - QUÍMICA - MTN Sim 5 Sim

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa v4.9.7_2024.05.09