Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 23 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO (11.01.07)
Código: PCNAT0055
Nome: FISIOLOGIA ANIMAL COMPARADA
Carga Horária Teórica: 75 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 90 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Introdução à Fisiologia: conceitos e definições, aspectos históricos, regulação fisiológica (homeostase e retroalimentação); Fisiologia celular: estrutura da membrana, transporte transmembranar, potencial de membrana; Estrutura e função neuronal: estrutura do neurônio e bioeletrogênese (potenciais graduados e de ação), receptores sensoriais, sinapse; Sistema neuromuscular: tipos de músculos (estriado esquelético e cardíaco e músculo liso) e contração muscular; Sistemas sensoriais: propriedades gerais da recepção sensorial, quimiorrecepção, mecanorrecepção, fotorrecepção e termorrecepção, magnetorrecepção; Sistema Nervoso: organização funcional e evolução do sistema nervoso, sistema nervoso central e periférico; Sistemas circulatórios; Sinalização celular e regulação endócrina: moléculas sinalizadoras (mensageiros), vias de transdução de sinal e sistema endócrino; Sistemas respiratórios: tipos de sistemas respiratórios, ventilação e troca gasosa, transporte de gases e excreção gasosa; Sistemas excretores e osmorregulação: regulação iônica e osmótica, excreção de nitrogênio, estrutura e função do rim; Sistema digestivo: nutrientes, tipos de alimentação, digestão e regulação da alimentação; Sistemas locomotores e movimento; Termogênese e regulação térmica; Sistema reprodutor: reprodução assexuada e sexuada. Prática de Ensino (CH 15hs): Planejamento, elaboração e apresentação de modelos fisiológicos dinâmicos/esquemas envolvendo tópicos selecionados de fisiologia para serem apresentados na forma de aula expositiva em nível de ensino fundamental e/ou médio. Objetivos: A disciplina de Fisiologia Animal Comparada visa apresentar aos alunos de graduação conteúdos relativos ao funcionamento de tecidos, órgãos e sistemas orgânicos de invertebrados e vertebrados, bem como do organismo humano. Habilidades e competências
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
16 2011.1 LICENCIATURA INTEGRADA EM BIOLOGIA E QUÍMICA - Santarém - LICENCIATURA - Presencial - BIOLOGIA - MTN Sim 6 Sim

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