Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 03 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: ICED - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (11.01.07.14)
Código: PGE0001
Nome: SOCIEDADE, ESTADO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Estado e Sociedade. O papel do Estado no desenvolvimento do sistema educacional, na elaboração e implementação das políticas educacionais. Perspectivas e tendências das políticas educacionais expressas nas reformas, projetos educacionais e na legislação do ensino. Políticas de formação de professores no Brasil. Educação, Exclusão e Desigualdades Sociais. A escola e seu entorno: família e demais agentes coletivos. Interações do sistema produtivo e científico-tecnológico com a educação.
Referências: - BOBBIO, N. Estado, Governo, Sociedade: para uma teoria geral da política. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. - BONETI, L. Políticas Públicas por Dentro. Ijuí: Editora Unijuí, 2006. - BUFFA, E. Educação e cidadania: quem educa cidadão? S. Paulo: Cortez, 1995. - CANDAU, V. M. Tecendo a cidadania. Petrópolis/RJ: Vozes, 1995. - CARNOY, Martin. Estado e Teoria Política. São Paulo: Papirus, 1994. - BALSA, C. et. all. Ijuí: Editora UNIJUÍ/CEOS, 2006. - CONNELL, R. W. Pobreza e Educação. In: Pedagogia da Exclusão? Crítica ao Neoliberalismo em Educação (Org. GENTILI, P.). Petrópolis: Vozes, 2000. - CORAGGIO, J. L. Propostas do Banco Mundial para a Educação. In: O Banco Mundial e as Políticas Educacionais, 2 ed. (Org. Livia de TOMMASI et all). São Paulo: Cortez Editora e PUC-SP, 1998, p. 73-124. - FRIGOTTO, G. e CIAVATTA, M. (orgs.). Teoria e educação no labirinto do capital. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. - GOHN, M. G. Os sem-terra, ONGs e cidadania. São Paulo: Cortez, 1997. - GORDON, S R. Ciudadania y derechos sociales: critérios distributivos. In: Pobreza, Desigualdad Social y Ciudadania? Los limites de lãs Políticas Sociales en América Latina (Or. Alicia ZICCARDI). Buenos Aires: CLACSO, 2002. - GOUVÊA, A. F. Política educacional e cidadania. In: SILVA, L. H. et. al. Reestruturação curricular: novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto Alegre: Sulina, 1996. p. 204-236. - GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. - KRUPPA, S. O Banco Mundial e as políticas públicas de educação nos anos 90. Tese de Doutorado , FEUSP. São Paulo, 2000. - LOUREIRO, Violeta R. Amazônia: estado, Homem, natureza. Coleção Amazoniana, n.º 1, Belém: CEJUP, 1992. - MÉSZAROS, István. Para além do capital. Tradução Paulo César Castanheira e Sérgio Lessa. São Paulo: Boitempo, 2002. - OFFE, C. Sistema educacional, sistema ocupacional e política da educação – contribuição à determinação das funções sociais do sistema educacional. Educação & Sociedade. São Paulo: CEDES.nº 35, p. 09-59, abr. 1990. - OLIVEIRA, F.;PAOLI, M. C. Os sentidos da democracia: políticas do dissenso e hegemonia global. Petrópolis/RJ: Vozes; Brasília: NEDIC, 1999. - SAVIANI, Dermeval. O plano de desenvolvimento da educação: análise do projeto do MEC. Educação e Sociedade. Campinas, v. 28, n. 100, p. 1231-1255, out. 2007. - SEVERINO, A. J. e FAZENDA, I. Políticas Educacionais: O Ensino Nacional em Questão. São Paulo: Papirus Editora, 2003. - TOMMASI, L. Financiamento do Banco Mundial no setor educacional brasileiro: os projetos em fase de implantação. In: O Banco Mundial e as Políticas Educacionais, 2 ed. (Org. da mesma autora et al). São Paulo: Cortez Editora e PUC-SP, 1998, p. 195-228. - WEFFORT, F. Os clássicos da política (v. 1 e 2). São Paulo: Ática, 2001.

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