Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: ICED - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (11.01.07.14)
Código: PGE0002
Nome: LINGUAGEM E IDENTIDADE
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Estudo da relação entre linguagem, cultura e identidade. Diversidade linguística, étnica e cultural. Formas de realização do português da Amazônia. Diferenças culturais e educação. Processo de construção de saberes e redes de aprendizagem; objetos de aprendizagem e repositórios virtuais; ambientes virtuais de aprendizagem.
Referências: - ARAUJO, J. C. Línguas na web: links entre ensino e aprendizagem. Fortaleza: Editora da UFC, 2009. Letramento na web: gêneros, interação e ensino. Fortaleza: Editora da UFC, 2011. - BOURDIEU, P. A Economia das Trocas Lingüísticas: O que falar quer dizer. São Paulo: Editora da USP, 2008. - CANDAU, V. M. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In.: MOREIRA, A. F.; CANDAU, V. M. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. - CANDAU, V. M.; CÂMARA, M. J. Reflexões sobre currículo e identidade: implicações para a prática pedagógica. In.: MOREIRA, A. F.; CANDAU, V. M. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. - CASTELLS, M. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Trad. Maria Luiza Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. 244 p. - A SOCIEDADE EM REDE. São Paulo: Paz e Terra, 2000. - CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000. CHARTIER, Anne-Marie. Escola, culturas e saberes. Rio de Janeiro: FGV, 2005. - FREITAS, M. T. A. (org.). Cibercultura e formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica. 2009. GONDIM, N. A invenção da Amazônia. São Paulo: Marco Zero, 1994. - HAESBAERT, R. “Identidades Territoriais”. In: ROSENDAHL, Zeny & CORREA, Roberto Lobato (orgs). Manifestações na Cultura no Espaço. Rio de Janeiro: Ed.UERJ, 1999. - HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guaciara L. Louro. 9ª Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. - LEMOS A., (org.) Ciberurbe: A cidade na sociedade da informação. Rio de Janeiro: E.papers, 2005. - A., PALACIOS, M., (orgs.) Janelas do Ciberespaço. Comunicação e Cibercultura. Porto Alegre, Sulina, 2000. LEVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço.São Paulo: Edições Loyola, 2000. - MEY, J. L. Etnia, identidade e língua. Tradução de Maria da Glória de Moraes. In: Lingua(gem) e identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. Signorini (org.) 2ª. Reimpressão. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2002. - MOITA LOPES, L. P; BASTOS, L. C (orgs.) Identidades: recortes multi e interdisciplinares. Campinas: Mercado de Letras, 2002. - MOITA LOPES, L. P. Oficina de Linguística Aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino-aprendizagem de línguas. Campinas: Mercado de Letras, 2000. - PINTO, A. V. O conceito de Tecnologia. Rio de janeiro: Contraponto, vol. I e II, 2005. - PRETTO, N. Políticas públicas educacionas: dos materiais didáticos aos multimídias. 22a. Reunião Anual da ANPED. Caxambu-MG, 1999. - RAJAGOPALN, K. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola, 2003. - SILVA, T. T. (org.). Identidade e diferença: a perspecitva dos estudos culturais. 4ª ed. Petrópolis: Vozes, 2005. - SOCIEDADE: revista quadrimestral de ciência da educação. Linguagem e Educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa v4.9.7_2024.05.09