Referências: |
- ARAUJO, J. C. Línguas na web: links entre ensino e aprendizagem. Fortaleza: Editora da
UFC, 2009.
Letramento na web: gêneros, interação e ensino. Fortaleza: Editora da UFC, 2011.
- BOURDIEU, P. A Economia das Trocas Lingüísticas: O que falar quer dizer. São Paulo:
Editora da USP, 2008.
- CANDAU, V. M. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In.:
MOREIRA, A. F.; CANDAU, V. M. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas
pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
- CANDAU, V. M.; CÂMARA, M. J. Reflexões sobre currículo e identidade: implicações
para a prática pedagógica. In.: MOREIRA, A. F.; CANDAU, V. M. Multiculturalismo:
diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
- CASTELLS, M. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade.
Trad. Maria Luiza Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. 244 p.
- A SOCIEDADE EM REDE. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
- CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed,
2000. CHARTIER, Anne-Marie. Escola, culturas e saberes. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
- FREITAS, M. T. A. (org.). Cibercultura e formação de professores. Belo Horizonte:
Autêntica. 2009.
GONDIM, N. A invenção da Amazônia. São Paulo: Marco Zero, 1994.
- HAESBAERT, R. Identidades Territoriais. In: ROSENDAHL, Zeny & CORREA,
Roberto Lobato (orgs). Manifestações na Cultura no Espaço. Rio de Janeiro: Ed.UERJ, 1999.
- HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e
Guaciara L. Louro. 9ª Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
- LEMOS A., (org.) Ciberurbe: A cidade na sociedade da informação. Rio de Janeiro:
E.papers, 2005.
- A., PALACIOS, M., (orgs.) Janelas do Ciberespaço. Comunicação e Cibercultura. Porto
Alegre, Sulina, 2000.
LEVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço.São Paulo: Edições
Loyola, 2000.
- MEY, J. L. Etnia, identidade e língua. Tradução de Maria da Glória de Moraes. In:
Lingua(gem) e identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. Signorini (org.)
2ª. Reimpressão. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2002.
- MOITA LOPES, L. P; BASTOS, L. C (orgs.) Identidades: recortes multi e
interdisciplinares. Campinas: Mercado de Letras, 2002.
- MOITA LOPES, L. P. Oficina de Linguística Aplicada: a natureza social e educacional dos
processos de ensino-aprendizagem de línguas. Campinas: Mercado de Letras, 2000.
- PINTO, A. V. O conceito de Tecnologia. Rio de janeiro: Contraponto, vol. I e II, 2005.
- PRETTO, N. Políticas públicas educacionas: dos materiais didáticos aos multimídias. 22a.
Reunião Anual da ANPED. Caxambu-MG, 1999.
- RAJAGOPALN, K. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São
Paulo: Parábola, 2003.
- SILVA, T. T. (org.). Identidade e diferença: a perspecitva dos estudos culturais. 4ª ed.
Petrópolis: Vozes, 2005.
- SOCIEDADE: revista quadrimestral de ciência da educação. Linguagem e Educação depois
de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. |