Referências: |
- CARIA, T. H. A cultura profissional do professor de ensino básico em Portugal: uma linha
de investigação em desenvolvimento. Sisifo: Revista de Ciência da Educação, n. 3, mai-ago,
2007, p. 125-137.
CHAIKLIN, Seth; LAVE, Jean (Comps.) Estudiar las prácticas: perspectivas sobre actividad
y contexto. Buenos Aires: Amorrortu editores, 2001. Orignal em Inglês:1996). Tradução:
Ofelia Castillo.
- CHARLOT, B. Relação com o saber, formação de professores e globalização. Porto Alegre:
ARTMED Editora, 2005 (p. 101-122).
- COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. L. Relationships of Knowledge and Practice: teacher
learning in communities. In: Review of Research in Education.USA, 24, 1999, p. 249305.
- DAY, C. Desenvolvimento Profissional de professores: os desafios da aprendizagem
permanente. Porto: Porto Editores, 1999
- FIORENTINI, D. Quando acadêmicos da universidade e professores da escola básica
constituem uma comunidade de prática reflexiva e investigativa. In: FIORENTINI, D;
GRANDO, R.C.; MISKULIN, R.G.S. (org.). Práticas de formação e de pesquisa de
professores que ensinam matemática. Campinas: Mercado de Letras, 2009, p. 233-255.
- FORQUIN, J. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria &
Educação, Porto Alegre, n.5, 1992
- GERALDI, C.M.G.; FIORENTINI, D & PEREIRA, E.M. Cartografias do trabalho docente:
professor(a)-pesquisador(a). Campinas: Mercado de Letras, 1998.
- HARGREAVES, A. Os professores em tempos de mudança: o trabalho e a cultura dos
professores na Idade Pós-Moderna. Lisboa: Mc Graw-Hill, 1998.
- LARROSA, J.. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. RBE:Anped, n 19, 2002.
- LYTLE S.L.;COCHRAM-SMITH, M. Aprender de la investigación de los docentes: una
tipologia de trabajo. In: ANGULO, R et al (1999). Desarrollo profesional del docente:
Política, investigación y práctica. Madrid: Ediciones Akal, 1999. (p.320-338).
- OLIVEIRA, I.;SERRAZINA, L. A reflexão e o professor como investigador. In GTI (Ed.),
Reflectir e investigar sobre a prática profissional. Lisboa: APM, 2002.
- POTARI, Despina; JAWORSKI, Barbara. Tackling complexity in mathematics teaching
development: Using the teaching triad as a tool for reflection and analysis.Journal of
Mathematics Teacher Education, 5, p. 351-380, 2002.
- SIMÃO, A.M.V. et al. Formação de professores em contextos colaborativos. Um projeto de
investigação em curso. Sisifo: Revista de Ciência da Educação, n. 8, jan-abr, 2009, p. 61-73.
- TARDIF, M. Saberes docentes & Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
- ZEICHNER, K.M. Tendências da pesquisa sobre formação de professores nos Estados
Unidos. RBE: Anped, n 9, 1998. |