Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 03 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: ICED - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (11.01.07.14)
Código: PGE0004
Nome: SEMINÁRIO INTEGRADOR I – DOCÊNCIA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Paradigmas de formação e o papel da universidade na ampliação, aprofundamento e atualização dos campos dos saberes e de seus modos de produção. Os desafios da carreira docente na sociedade do conhecimento e da aprendizagem. Experiências inovadoras de formação docente no âmbito internacional, nacional e regional.
Referências: - CARIA, T. H. A cultura profissional do professor de ensino básico em Portugal: uma linha de investigação em desenvolvimento. Sisifo: Revista de Ciência da Educação, n. 3, mai-ago, 2007, p. 125-137. CHAIKLIN, Seth; LAVE, Jean (Comps.) Estudiar las prácticas: perspectivas sobre actividad y contexto. Buenos Aires: Amorrortu editores, 2001. Orignal em Inglês:1996). Tradução: Ofelia Castillo. - CHARLOT, B. Relação com o saber, formação de professores e globalização. Porto Alegre: ARTMED Editora, 2005 (p. 101-122). - COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. L. Relationships of Knowledge and Practice: teacher learning in communities. In: Review of Research in Education.USA, 24, 1999, p. 249–305. - DAY, C. Desenvolvimento Profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editores, 1999 - FIORENTINI, D. Quando acadêmicos da universidade e professores da escola básica constituem uma comunidade de prática reflexiva e investigativa. In: FIORENTINI, D; GRANDO, R.C.; MISKULIN, R.G.S. (org.). Práticas de formação e de pesquisa de professores que ensinam matemática. Campinas: Mercado de Letras, 2009, p. 233-255. - FORQUIN, J. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria & Educação, Porto Alegre, n.5, 1992 - GERALDI, C.M.G.; FIORENTINI, D & PEREIRA, E.M. Cartografias do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas: Mercado de Letras, 1998. - HARGREAVES, A. Os professores em tempos de mudança: o trabalho e a cultura dos professores na Idade Pós-Moderna. Lisboa: Mc Graw-Hill, 1998. - LARROSA, J.. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. RBE:Anped, n 19, 2002. - LYTLE S.L.;COCHRAM-SMITH, M. Aprender de la investigación de los docentes: una tipologia de trabajo. In: ANGULO, R et al (1999). Desarrollo profesional del docente: Política, investigación y práctica. Madrid: Ediciones Akal, 1999. (p.320-338). - OLIVEIRA, I.;SERRAZINA, L. A reflexão e o professor como investigador. In GTI (Ed.), Reflectir e investigar sobre a prática profissional. Lisboa: APM, 2002. - POTARI, Despina; JAWORSKI, Barbara. Tackling complexity in mathematics teaching development: Using the teaching triad as a tool for reflection and analysis.Journal of Mathematics Teacher Education, 5, p. 351-380, 2002. - SIMÃO, A.M.V. et al. Formação de professores em contextos colaborativos. Um projeto de investigação em curso. Sisifo: Revista de Ciência da Educação, n. 8, jan-abr, 2009, p. 61-73. - TARDIF, M. Saberes docentes & Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2002. - ZEICHNER, K.M. Tendências da pesquisa sobre formação de professores nos Estados Unidos. RBE: Anped, n 9, 1998.

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