Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 27 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: ICED - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (11.01.07.14)
Curso: MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO/PPGE - Santarém
Código: PGE0005
Nome: SEMINÁRIO INTEGRADOR II: EDUCAÇÃO E REALIDADE AMAZÔNICA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 1
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Os desafios que se colocam para a formação e a atuação profissional de professores e gestores educacionais da Amazônia diante da diversidade, das questões ambientais, dos modelos de desenvolvimento, e da sustentabilidade.
Referências: - ALTVATER, E. O preço da Riqueza: pilhagem ambiental e a nova (des)ordem mundial. São Paulo: UNESP, 1995. AMARAL, J.; CALDAS, F. L. Pesquisa na Amazônia: intervenção para o desenvolvimento. Porto Velho: Edufro, 2001. - ARAGÓN, L. E.; OLIVEIRA, J. A. (Orgs.). Amazônia no Cenário Sul-Americano. Manaus: EDUA, 2009. - CAVALCANTI, C. (org.). Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1997. p.384-390. - CEPAL/PNUD. Transformación productiva com equidad. Chile, Santiago: CEPAL, 1990. - COELHO, M. C. N.; MARTHIS, A.; CASTRO, E.; HURTIENNE, T. (Orgs.). Estado e Políticas Públicas na Amazônia: gestão do desenvolvimento regional. Belém: Cejup: UFPANAEA, 2001. - CORAGGIO, J. L. Desenvolvimento Humano e Educação. São Paulo: Cortez/IPF, 1996. - FILHO, J. C. M. O Livro de Ouro da Amazônia. 5. Ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006. - FREITAS, M. de; SILVA, M. C. da; BARROS, M. Diálogos com a Amazônia. Manaus: Editora Valer, 2010. - FURTADO, C. O Mito do Desenvolvimento Econômico, Rio de Janeiro: Paz e terra, 1996. - GADOTTI, M.. Pedagogia da Terra. São Paulo: Petrópolis, 2000. - GONÇALVES, C. W. P. Amazônia, Amazônias. 3º ed. São Paulo: Contexto, 2010. - GUIMARÃES, R. P. O desafio político do desenvolvimento sustentado. Lua Nova, nº 35: 113-136, São Paulo, CEDEC, 1995. - ISACHS, I. Caminhos para o desenvolvimento Sustentável. Rio de janeiro: Garamound, 2000. - LIMA, G. F. C. O debate da sustentabilidade na sociedade insustentável. Revista Política &Trabalho, nº 13: 201-222, João Pessoa: PPGS/UFPB, setembro/1997. - LIMA, G. F. C. Questão ambiental e educação: contribuições para o debate. Ambiente & Sociedade, ano II, nº 5, NEPAM/UNICAMP, Campinas, 1999. - LOUREIRO, C. F. B. (orgs) Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2002. - MARCOVITCH, J. A Gestão da Amazônia: ações empresariais, políticas públicas, estudos e propostas. São Paulo: EDUSP, 2011. SACHS, I. Ecodesenvolvimento: crescer sem destruir. São Paulo: Vértice, 1986. - SAUVÉ, L. Educação ambiental e desenvolvimento sustentável: uma análise complexa. Revista de Educação Pública, vol 6, nº 010, jul-dez, Mato Grosso: UFMT, 1997. - SOUZA, M. História da Amazônia. Manaus: Editora Valer, 2009. - UNESCO. Década da Educação das Nações Unidas para um Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014: documento final do esquema internacional de implementação. Brasília: UNESCO, 2005. - UNESCO. Educação para um futuro sustentável: uma visão transdisciplinar para uma ação compartilhada. Brasília: Ed. IBAMA, 1999.

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