Referências: |
- ALTET, Marguerite. Análise das Práticas dos Professores e das Situações Pedagógicas.
Porto, Portugal: Porto Ed., 2000.
- ANASTASIOU, Léa das Graças. Metodologia do Ensino Superior. Curitiba: Ed.
IbpexLtda.,1998.
- ALTET, Marguerite. Análise das Práticas dos Professores e das Situações Pedagógicas.
Porto, Portugal: Porto Ed., 2000.
- ANASTASIOU, Léa das Graças. Metodologia do Ensino Superior. Curitiba: Ed.
IbpexLtda.,1998.
- ARROYO, Miguel. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2000
- BIREAUD, Annie. Os Métodos Pedagógicos no Ensino Superior. Porto, Portugal: Porto Ed.,
1995.
- BUARQUE, Cristóvam. A Aventura da Universidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra/ Editora
UNESP, 1994.
- CASTANHO, Sérgio e CASTANHO, Maria Eugênia (Orgs.). O que há de novo na
Educação Superior?.Campinas, SP: Papirus Ed., 2000.
- CUNHA, Maria Isabel. O Professor Universitário na transição dos paradigmas. Araraquara:
JM Editora, 1998.
- ESTRELA, Maria Teresa (Org.). Viver e construir a profissão docente. Porto, Portugal:
Porto Ed., 1997.
- FAVERO, M de Lourdes. Universidade do Brasil: das origens à construção. Rio de Janeiro:
Ed.URFJ/Inep, 2000.
- IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional. São Paulo: Cortez ed.,2000.
- MEIRIEU, Philippe. Aprender sim ...mas como?. Porto Alegre: ArtMed., 1998.
- PERRENOUD, Philippe e outros. As competências para ensinar no século XXI. Porto
Alegre: ArtMed, 2002.
- PERRENOUD, Philippe e outros (Org.). Formando Professores Profissionais. Porto Alegre:
ArtMed, 2001.
- PERRENOUD, Philippe. Novas Competências para ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 2000
POZO, Juan Ignácio. Aprendizes e Mestres. Porto Alegre: ArtMed , 2002.
- RAMOS, Kátia Maria da Cruz. Reconfigurar a Profisionalidade docente universitária. O
olhar sobre as ações de atualização pedagógico-didática. Portugal: U Porto editorial, 2010.
- SÁ-CHAVES, Idália (Org.). Percursos de Formação e desenvolvimento profissional. Porto,
Portugal: Porto Editora, 1997.
- MASETTO, Marcos. Docência na Universidade (Org.) Campinas, SP: Papirus Ed., 1998.
- MASETTO, Marcos; MORAN, José Manuel; BEHRENS, Marilda A. Novas Tecnologias e
Mediação Pedagógica. Campinas, SP: Papirus Ed., 2000.
- MOROSINI, Marilia. Professor do ensino superior: identidade, docência e formação.
Brasília: Plano editora, 2001.
- TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Ed.Vozes, 2002
- TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; GAUTHIER, Clermont. Formação dos Professores.
Porto, Portugal: RES editora Ltda,.
- TAVARES, José e Almeida, Leandro (Orgs.). Conhecer, Aprender, Avaliar. Porto, Portugal:
Porto Ed., 1998.
- TAVARES, José. Uma Sociedade que aprende e se desenvolve. Porto: Portugal, Porto
Ed.1996.
- VASCONCELOS, Maria Lucia. A Formação do Professor do ensino superior. São Paulo:
Ed.Pioneira , 1999, 2a. ed.
- VEIGA, Ilma Passos A.; CASTANHO, Maria Eugênia (Orgs.). Pedagogia Universitária: a
Aula em foco. Campinas, SP: Papirus Ed., 2000.
- ZABALA, Antonio. A Prática Educativa. Porto Alegre: ArtMed, 1998. |