Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 23 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: ICED - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (11.01.07.14)
Código: PGE0009
Nome: DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: A política de formação docente para a educação superior. Desenvolvimento profissional docente. Processos de ensino e de aprendizagem na educação superior: praticas e inovações. Princípios orientadores da formação pedagógica para o exercício profissional da docência no ensino superior. Dimensões epistemológicas e éticas da docência: Concepções e tendências atuais. Planejamento de ensino. Avaliação. Articulação Ensino-Pesquisa-Extensão, Conhecimento-Cultura-Tecnologia, Teoria-Prática no ensino superior.
Referências: - ALTET, Marguerite. Análise das Práticas dos Professores e das Situações Pedagógicas. Porto, Portugal: Porto Ed., 2000. - ANASTASIOU, Léa das Graças. Metodologia do Ensino Superior. Curitiba: Ed. IbpexLtda.,1998. - ALTET, Marguerite. Análise das Práticas dos Professores e das Situações Pedagógicas. Porto, Portugal: Porto Ed., 2000. - ANASTASIOU, Léa das Graças. Metodologia do Ensino Superior. Curitiba: Ed. IbpexLtda.,1998. - ARROYO, Miguel. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2000 - BIREAUD, Annie. Os Métodos Pedagógicos no Ensino Superior. Porto, Portugal: Porto Ed., 1995. - BUARQUE, Cristóvam. A Aventura da Universidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra/ Editora UNESP, 1994. - CASTANHO, Sérgio e CASTANHO, Maria Eugênia (Orgs.). O que há de novo na Educação Superior?.Campinas, SP: Papirus Ed., 2000. - CUNHA, Maria Isabel. O Professor Universitário na transição dos paradigmas. Araraquara: JM Editora, 1998. - ESTRELA, Maria Teresa (Org.). Viver e construir a profissão docente. Porto, Portugal: Porto Ed., 1997. - FAVERO, M de Lourdes. Universidade do Brasil: das origens à construção. Rio de Janeiro: Ed.URFJ/Inep, 2000. - IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional. São Paulo: Cortez ed.,2000. - MEIRIEU, Philippe. Aprender sim ...mas como?. Porto Alegre: ArtMed., 1998. - PERRENOUD, Philippe e outros. As competências para ensinar no século XXI. Porto Alegre: ArtMed, 2002. - PERRENOUD, Philippe e outros (Org.). Formando Professores Profissionais. Porto Alegre: ArtMed, 2001. - PERRENOUD, Philippe. Novas Competências para ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 2000 POZO, Juan Ignácio. Aprendizes e Mestres. Porto Alegre: ArtMed , 2002. - RAMOS, Kátia Maria da Cruz. Reconfigurar a Profisionalidade docente universitária. O olhar sobre as ações de atualização pedagógico-didática. Portugal: U Porto editorial, 2010. - SÁ-CHAVES, Idália (Org.). Percursos de Formação e desenvolvimento profissional. Porto, Portugal: Porto Editora, 1997. - MASETTO, Marcos. Docência na Universidade (Org.) Campinas, SP: Papirus Ed., 1998. - MASETTO, Marcos; MORAN, José Manuel; BEHRENS, Marilda A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas, SP: Papirus Ed., 2000. - MOROSINI, Marilia. Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. Brasília: Plano editora, 2001. - TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Ed.Vozes, 2002 - TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; GAUTHIER, Clermont. Formação dos Professores. Porto, Portugal: RES editora Ltda,. - TAVARES, José e Almeida, Leandro (Orgs.). Conhecer, Aprender, Avaliar. Porto, Portugal: Porto Ed., 1998. - TAVARES, José. Uma Sociedade que aprende e se desenvolve. Porto: Portugal, Porto Ed.1996. - VASCONCELOS, Maria Lucia. A Formação do Professor do ensino superior. São Paulo: Ed.Pioneira , 1999, 2a. ed. - VEIGA, Ilma Passos A.; CASTANHO, Maria Eugênia (Orgs.). Pedagogia Universitária: a Aula em foco. Campinas, SP: Papirus Ed., 2000. - ZABALA, Antonio. A Prática Educativa. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa v4.9.7_2024.05.09