Referências: |
- ANDERY, M. A. e outros. Para Compreender a Ciência: uma perspectiva histórica. Rio de
Janeiro: Espaço e Tempo; São Paulo: EDUC, 1988.
- BARBIER, R. A pesquisa-ação. Brasília: Líber, 2004.
- BOMBASSARO, L. C. As fronteiras da epistemologia: como se produz o conhecimento.
Petrópolis: Vozes, 1992.
- BOOTH, W. COLOMB, G. WILLIAMS, J. A arte da pesquisa. Tradução Henrique
Monteiro. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
- CARDOSO, C.F.S. História e paradigmas rivais. In: CARDOSO, C.F. e VAINFAS, R.
(orgs). Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
- DESCARTES, René. Discurso do Método. São Paulo: Nova Cultural, 1992. (Os
Pensadores) FAZENDA, I. Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1994.
- FEYERABEND, P. Contra o Método. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.
- FOUCAULT, M.. A arqueologia do saber. Petrópolis: Vozes, 1972.
- HABERMAS, J. Conhecimento e Interesse. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.
- HUSSERL, E. Investigações lógicas. São Paulo: Abril Cultural (Os Pensadores), 1980.
- KANT, I. Vida e Obra. In KANT, I. Crítica à Razão Pura. São Paulo: Nova Cultural, 1987.
(Os Pensadores). KNELLER, G. F. A Ciência como atividade humana. Rio de Janeiro: Zahar/
EDUSP, 1978.
- KUHN, T. A Estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1982.
LOMBARDI; SAVIANI. (2005). Marxismo e Educação: debates contemporâneos. Campinas:
Autores Associados.
- LOWY, M.. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Munchausen. São Paulo: Cortez,
1994.
- MARX, K. e FRIEDRICH, E.. A Ideologia Alemã. Lisboa: Editorial Presença; Brasil:
Livraria Martins Fontes, 1980 (3a. ed.) MARX, K. O Capital. Livro 1, Volume 1.(7a. ed.)São
Paulo: DIFEL, 1982.
- MERLEAU-PONTY, M. Textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural (Os Pensadores),
1980.
- OLIVA, A. (org.). Epistemologia: a cientificidade em questão. Campinas, SP: Papirus, 1990.
- PÁDUA, E. M. de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 7. ed. Papirus,
2002.
- PIAGET, J. A Epistemologia Genética. São Paulo: Abril Cultural, 1975. (Os Pensadores).
- POPPER, K. A Lógica da Pesquisa Científica. São Paulo: Cultrix, 1993.
- RICOEUR, P.O Conflito das interpretações; ensaios de hermenêutica. Rio de Janeiro:
Imago, 1978.
- SANFELICE, J. L.Dialética e Pesquisa em Educação. In Marxismo e Educação, A.
Associados,2005.
- SANTOS, B.de S. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.
- SCHAFF, A. História e verdade. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
- SCHNITMAN, D. F. Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artes
Médicas, 1996.
- SZYMANSKI, H. A entrevista na pesquisa em educação. Brasília: Líber, 2004.
- VOLTAIRE, F. M. A. de. Cartas Inglesas. (2a. ed.) São Paulo: Abril Cultural (Os
Pensadores), 1978. |