Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: ICED - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (11.01.07.14)
Código: PGE0015
Nome: METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Matrizes epistemológicas da Pesquisa em Educação. A natureza plural e diacrônica das abordagens presentes na produção científica do campo educacional. Orientações técnicas para elaboração da dissertação.
Referências: - ANDERY, M. A. e outros. Para Compreender a Ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo; São Paulo: EDUC, 1988. - BARBIER, R. A pesquisa-ação. Brasília: Líber, 2004. - BOMBASSARO, L. C. As fronteiras da epistemologia: como se produz o conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1992. - BOOTH, W. COLOMB, G. WILLIAMS, J. A arte da pesquisa. Tradução Henrique Monteiro. São Paulo: Martins Fontes, 2000. - CARDOSO, C.F.S. História e paradigmas rivais. In: CARDOSO, C.F. e VAINFAS, R. (orgs). Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997. - DESCARTES, René. Discurso do Método. São Paulo: Nova Cultural, 1992. (Os Pensadores) FAZENDA, I. Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1994. - FEYERABEND, P. Contra o Método. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977. - FOUCAULT, M.. A arqueologia do saber. Petrópolis: Vozes, 1972. - HABERMAS, J. Conhecimento e Interesse. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987. - HUSSERL, E. Investigações lógicas. São Paulo: Abril Cultural (Os Pensadores), 1980. - KANT, I. Vida e Obra. In KANT, I. Crítica à Razão Pura. São Paulo: Nova Cultural, 1987. (Os Pensadores). KNELLER, G. F. A Ciência como atividade humana. Rio de Janeiro: Zahar/ EDUSP, 1978. - KUHN, T. A Estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1982. LOMBARDI; SAVIANI. (2005). Marxismo e Educação: debates contemporâneos. Campinas: Autores Associados. - LOWY, M.. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Munchausen. São Paulo: Cortez, 1994. - MARX, K. e FRIEDRICH, E.. A Ideologia Alemã. Lisboa: Editorial Presença; Brasil: Livraria Martins Fontes, 1980 (3a. ed.) MARX, K. O Capital. Livro 1, Volume 1.(7a. ed.)São Paulo: DIFEL, 1982. - MERLEAU-PONTY, M. Textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural (Os Pensadores), 1980. - OLIVA, A. (org.). Epistemologia: a cientificidade em questão. Campinas, SP: Papirus, 1990. - PÁDUA, E. M. de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 7. ed. Papirus, 2002. - PIAGET, J. A Epistemologia Genética. São Paulo: Abril Cultural, 1975. (Os Pensadores). - POPPER, K. A Lógica da Pesquisa Científica. São Paulo: Cultrix, 1993. - RICOEUR, P.O Conflito das interpretações; ensaios de hermenêutica. Rio de Janeiro: Imago, 1978. - SANFELICE, J. L.Dialética e Pesquisa em Educação. In Marxismo e Educação, A. Associados,2005. - SANTOS, B.de S. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989. - SCHAFF, A. História e verdade. São Paulo: Martins Fontes, 1987. - SCHNITMAN, D. F. Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. - SZYMANSKI, H. A entrevista na pesquisa em educação. Brasília: Líber, 2004. - VOLTAIRE, F. M. A. de. Cartas Inglesas. (2a. ed.) São Paulo: Abril Cultural (Os Pensadores), 1978.

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