Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 23 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: ICED - MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS EM REDE NACIONAL (11.01.07.12)
Código: PLET0011
Nome: FUNÇÃO SOCIOSSIMBÓLICA DA LINGUAGEM
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Competências plurilíngue e pluricultural em contexto escolar. Padronização e vernacularização: atitude, estilo, registro, crença e identidade. O imaginário coletivo e seu impacto em relação à escola. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.
Referências: BAGNO, Marcos (Org.). Norma lingüística. São Paulo: Edições Loyola, 2001. BARCELOS, A. M. F. Cognição de professores e alunos: sobre o ensino e aprendizagem de línguas. In: BARCELOS, A.M.F. et al. (Org.). Crenças e ensino de línguas. São Paulo, Pontes, 2006, pp. 15-42. BARBOSA, Gabriela de Campos. Atitudes linguísticas e identidade na fronteira Brasil-Colômbia. Dissertação de Mestrado: UFRJ, 2004. CYRANKA, Lúcia Furtado de Mendonça. Atitudes linguísticas de alunos de escolas públicas de Juiz de Fora. Dissertação de Mestrado: UFF, 2007. _______. Dos dialetos populares à variedade culta: a Sociolinguística na escola.Rio de Janeiro: Editora APPRIS, 2011. CUNHA, Eugênio. Práticas pedagógicas para inclusão e diversidade. Rio de janeiro: WAK Editora, 2011. COTTERON, Jany. Propostas didáticas para ensinar a argumentar no ensino fundamental. In: CAMPS, Anna et al. Propostas didáticas para aprender a escrever. Porto Alegre: Artmed, 2006. GÖRSKI, E. M. A variação estilística na ótica da sociolinguística laboviana: (re)dimensionando o papel do contexto. VI SIGET, Natal/RN, de 16 a 19 de agosto de 2011. Disponível em: <www.cchla.ufrn.br/visiget>. Acesso em 23 de fevereiro de 2012. MARTINS, Maria Sílvia Cintra. Letramento, etnicidade e diálogo intercultural. D.E.L.T.A. [online]. 2011, vol.27, n.1, pp. 77-98. MOLLICA, M. C. M. ; LEAL, Marisa. Crenças e atitudes no aprendizado do português e da matemática no âmbito escolar. Cadernos de Letras da UFF, v. 36, p. 95-113, 2008. MOLLICA M. C., LOUREIRO F., MELO L., ALIPIO R. “Comunidades urbanas e conflitos linguísticos”. Revista Gragoatá. Publicação do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal Fluminense. Niterói: EdUFF, n. 25, 2008. RAMOS, R. e LESSA, A. Ensino-aprendizagem de línguas e formação de professores à luz de Representações. IN: Crenças, Discursos e Linguagem. DA SILVA, Kleber (Org.). Campinas: Pontes Editores. 2010. RONCARATI, C.; ABRAÇADO, J. (Org.). Português Brasileiro II: contato linguístico, heterogeneidade e história. Niterói: EdUFF, 2008, p. 170-191. SEVERO, C. G. O estudo da linguagem em seu contexto social: diálogo entre Bakhtin e Labov. D.E.L.T.A., 25:2, 2009, pgs. 267-283. ______. Entre a sociolinguística e os estudos discursivos: o problema da avaliação. Interdisciplinar. Ano VI, V. 14, jul-dez de 2011, p. 07-15. SCHERRE, Maria Marta Pereira. Doa-se lindos filhotes do poodle. São Paulo: Parábola, 2005.

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