Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 23 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: ICED - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (11.01.07.14)
Código: PGE0023
Nome: TRABALHO DOCENTE NO ESPORTE E NA CORPOREIDADE
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Ementa: Análise do fenômeno corpo/corporeidade nos esportes e a inserção deste no ambiente escolar contribuindo para a formação integral do aluno. Reflexões, proposições, articulações e inter- relações com o trabalho docente para a implantação e desenvolvimento do conhecimento esportivo na formulação de propostas pedagógicas de movimento.
Referências: BENTO, J. O. e Moreira, W. W. Homo sportivus: o humano no homem, Belo Horizonte: Casa da Educação Física, 2012. LOPES, M. C.; Hattge, M. D.(Orgs). Inclusão Escolar: conjunto de práticas que governam. Belo Horizonte: Autêntica Editora,2009. MOREIRA, W. W. e Bento, J. O. Citius, altius, fortius: Brasil, esportes e jogos olímpicos, Casa da Educação Física, 2009. MOREIRA, W. W. Educação física e esportes: perspectivas para o século XXI, Campinas: Papirus, 2012. NOVAES, A. (Org.) O homem máquina: a ciência manipula o corpo. São Paulo: Cia da Letras, 2003. VEIGA-NETO, A. Incluir para saber. Saber para excluir. Pró-posições, v. 12, n. 2-3 (35-36). jul./nov. 2001. p. 22-31. Bibliografia Complementar: ALVES, R. A gestação do futuro. Campinas: Papirus, 1986. ASSMANN, H. Metáforas novas para reencantar a educação. Piracicaba: Unimep, 1996. CAPRA, F. O ponto de mutação. São Paulo: Cultrix, 2003. DAMÁSIO, A. R. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano, São Paulo: Cia das Letras, 1996. FOUCAULT, M. Vigiar e Punir, Petrópolis: Vozes, 1997. GADELHA, S. Biopolítica, gorvenamentalidade e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. GONÇALVES, M. A. S. Pensar, sentir, agir. Campinas: Papirus, 2008. MOREIRA, W. W. (Org.) Século XXI: a era do corpo ativo, Campinas: Papirus, 2006. MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. _______, E., Os sete saberes necessários à educação do futuro, São Paulo: Cortez, 2000. THOMA, A da S.; HILLESHEIM, B. (Orgs.). Políticas de Inclusão: gerenciando riscos e governando as diferenças. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2011.

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