Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 23 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: ICED - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (11.01.07.14)
Código: PGE0024
Nome: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Ementa: Língua e contexto social. Língua e cultura. Variação e mudança linguística. Gramaticalização. Concepção de gramática, norma, variação. Variação e ensino: práticas educativas. O português do Brasil: um complexo de variedades regionais e socioletais.
Referências: BAGNO, M. (Org.) Lingüística da norma. São Paulo: Edições Loyola, 2002. p. 63-92. BORGES NETO, J. Ensaios da filosofia da Linguística. São Paulo: Parábola, 2004. BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a Sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004. CALLOU, D. M. I. Gramática, variação e normas. In: Vieira, S. R. & Brandão, S. F. (Orgs.). Ensino de gramática: descrição e uso. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2011. p. 13- 30. CASTILHO, A. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010. COSERIU, Eugenio. Teoria da Linguagem e Lingüística Geral. Rio de Janeiro/ São Paulo, Presença/ EDUSP, 1979. FRANCHI, Carlos. Mas o que é mesmo “gramática”? São Paulo: Parábola Editorial, 2006. FURTADO da CUNHA, M. A.; TAVARES, M. A. (Orgs.) Funcionalismo e ensino de gramática. Natal: EDUFRN, 2007. NEVES, M. H. de M. A gramática passada a limpo: conceitos, análises e parâmetros. São Paulo: Parábola, 2012. NEVES, M. H. de M. Que gramática estudar na escola? Norma e uso na língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2003. NEVES, M. H. M. Texto e gramática. São Paulo: Contexto, 2006. PENA-FERREIRA, E. Gramaticalização e auxiliaridade: um estudo pancrônico do verbo chegar. Fortaleza, UFC. Tese de Doutorado, 2007. VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. (Orgs.) Ensino de gramática: descrição e uso. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2011.

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