Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 23 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: ICED - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (11.01.07.14)
Código: PGE0028
Nome: INFÂNCIAS E CRIANÇAS NA CULTURA CONTEMPORANEA E NAS POLITICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DIRETRIZES NACIONAIS E CONTEXTO MUNICIPAIS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Concepções de infância e suas implicações para o trabalho pedagógico junto às crianças de até cinco anos de idade. As crianças e a diversidade nas culturas contemporâneas. A construção da identidade pessoal e coletiva (etária, socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional, lingüística, religiosa, etc.) nas interações, relações e práticas cotidianas da cultura contemporânea. Interações sociais, afetividade e aprendizagem numa perspectiva histórico-cultural. Políticas de atendimento às crianças de 0 a 5 anos no Brasil: breve retrospectiva. Direito da criança à educação em seu contexto histórico e legal e os movimentos contemporâneos de luta pelo direito à Educação Infantil. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (2009) e demais documentos orientadores de políticas de educação infantil. A educação infantil no contexto local: história, concepções e situação do atendimento.
Referências: ARAÚJO, V. C. de (org.); SARMENTO, M. J. et al. Educação Infantil em jornada de tempo integral: dilemas e perspectivas. Ministério da Educação. Vitória: EDUFES, 2015. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 2009. CRUZ, S.H.V. Infância querida? Alguns apontamentos para discutir o filme crianças invisíveis. In: IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional ABRAPEE: construindo a prática profissional na Educação para todos, São Paulo, 2009. _______. Infância e Educação Infantil: resgatando um pouco dessa história. Fortaleza: SEDUC, 1999. LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte, 1978. Página: 261-284. MEC/SEB/UFRS. Projeto de cooperação técnica MEC e UFRGS para construção de orientações curriculares para a educação. MEC/SEB. 2009. MELLO, S. A. Infância e humanização: algumas considerações na perspectiva histórico-cultural. Florianópolis: Revista Perspectiva, v.25, n. 1, pp. 83-104, jan/jun. 2007. OLIVEIRA, Z. M. R. (Org.) O trabalho do professor na Educação Infantil. São Paulo: Biruta, 2012. OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. KISHIMOTO, T. M. PINAZZA, M. A. Pedagogia (s) da infância: dialogando com o passado: construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007. PINTO, M.; SARMENTO, M.J. As crianças: contextos e identidades. Porto: Porto Editora, 1997. SILVA, A. P. S. da; PASUCH, J; SILVA, J. B. Educação Infantil do campo. 1ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.

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