Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 23 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: ICED - MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (11.01.07.13)
Código: PFIS0005
Nome: MARCOS NO DESENVOLVIMENTO DA FÍSICA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Abordagem de tópicos da História e Epistemologia da Física à luz dos principais marcos da história da Física. Discussão de episódios concretos da história da física nos quais componentes de filosofia possam ser explorados ao lado de outras dimensões (conceituais, técnicas, sociais, econômicas, políticas) presentes na produção do conhecimento em física. Sugestão de tópicos: origens da mecânica – revolução copernicana; criação da termodinâmica; eletromagnetismo e conflito entre ação a distância e ação de continuidade; origens da relatividade restrita; origens da teoria quântica; Big Science e modelos de partículas elementares; física nuclear, bomba atômica e usos pacíficos da energia nuclear; modelos cosmológicos; desenvolvimento histórico dos modelos sobre a natureza da luz; origens da física do estado sólido, transistor e laser.
Referências: Bibliografia Há vasta literatura. A maioria apresentada abaixo está disponível em língua portuguesa. Livros ABRANTES, P. Imagens de Natureza, Imagens de Ciência. Campinas: Papirus, 1998. Capítulos sobre as origens do eletromagnetismo de Maxwell. BENJAMIN, C. (org.); Dicionário de Biografias Científicas, 3 volumes, Contraponto, Rio de Janeiro (2007). CHALMERS, A. F. O que é a ciência, afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993. CHALMERS, A.F. A fabricação da ciência, Editora da UNESP , São Paulo 1994 COHEN, I. Bernard; O Nascimento de uma Nova Física, Gradiva, Lisboa (1988). FREIRE Jr., Olival; PESSOA Jr., Osvaldo; BROMBERG, Joan Lisa (orgs.). Teoria Quântica: Estudos Históricos e Implicações Culturais, Eduepb/Livraria da Física, Campina Grande/São Paulo (2011). JAMMER, M. The conceptual development of quantum mechanics. MacGraw-Hill, New York, 1966. JAMMER, M. Conceitos de força, Contraponto, Rio de Janeiro KRAGH, H. 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