Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 23 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: ICED - MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (11.01.07.13)
Código: PFIS0006
Nome: FUNDAMENTOS TEÓRICOS EM ENSINO E APRENDIZAGEM
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Esta disciplina tem como objetivo familiarizar professores de Física em serviço com noções básicas de teorias de aprendizagem e ensino como sistema de referência para sua ação docente e análise de questões relativas ao ensino da Física nos níveis médio e fundamental. Primeiras teorias behavioristas (Watson, Guthrie e Thorndike). O behaviorismo de Skinner. O neo-behaviorismo de Gagné. O cognitivismo de Piaget, Bruner, Vigotsky, Ausubel e Kelly. O humanismo de Rogers e Novak. A teoria dos modelos mentais de Johnson-Laird. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud. As pedagogias de Freire. Aprendizagem baseada em games.
Referências: Bibliografia BRANSFORD, John D.; BROWN, Ann L.; Cocking, Rodney R. How People Learn: Brain, Mind, Experience, and School: Expanded Edition, Committee on Developments in the Science of Learning. 2000. pdf disponível em http://www.nap.edu/catalog.php?record_id=9853. Para baixar gratis é preciso se registrar. BRUNER, J. Sobre a Teoria da Instrução, Phorte Editora, São Paulo, 2006. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36a ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007. GEE, James Paul, Bons videojogos + boa aprendizagem: Colectânea de Ensaios sobre os Videojogos, a Aprendizagem e a Literacia, Edições Pedago, Ramada, Portugal, 2010. Em especial, ver capítulo 10. HOUDÉ, Olivier; MELJAC, Claire. O Espírito Piagetiano - Homenagem Internacional a Jean Piaget, Penso/Artmed, Porto Alegre, 2002. ILLERIS, Knud. Teorias contemporâneas da aprendizagem. Penso-Artmed, Porto Alegre, 2013. LEFRANÇOIS, G. R.. Teorias da Aprendizagem. Cengage Learning, São Paulo, 2008. MACEDO, Lino de. Ensaios Construtivistas, Casa do Psicólogo, São Paulo, 1994. MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. 2a . ed. São Paulo. Editora Pedagógica e Universitária. 2001. Para maior aprofundamento, ver as referências deste livro. MOREIRA, M. A. Modelos Mentais, Investigações sobre o Ensino de Ciências, v. 1, n. 3, p. 193-232 1997. MOREIRA, M. A., A Teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Editora UnB, Brasília, 2006. PRENSKY, Marc, Aprendizagem baseada em jogos digitais, Senac, São Paulo, 2012. VYGOTSKY, L.S. (1987). Pensamento e linguagem. 1a. ed. Brasileira. Martins Fontes, São Paulo. 1987. VYGOTSKY, L.S.; LURIA, A.R.; LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Ícone/Edusp, São Paulo,1988.

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