Referências: |
Bibliografia
ANGOTTI, J. A. P., DE BASTOS F. P., SOUSA, C. A. As Mídias e suas
Possibilidades: desafios para o novo educador. Tópicos de Ciência e Tecnologia
Contemporâneas. Disponível em: http://www.ced.ufsc.br/men5185. Acesso em 20 de
Maio de 2012.
ARAUJO, I. S. ; VEIT, E. A. Interatividade em recursos computacionais aplicados ao
ensino e aprendizagem de Física. Disponível em
CAVALCANTE, M. A.; BONIZZIA, A.; GOMES, L.P.C. O ensino e aprendizagem de
física no Século XXI: sistemas de aquisição de dados nas escolas brasileiras, uma
possibilidade real. Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso) , v. 31, art.
4501, 2009.
DORNELES, P. F. T.; ARAUJO, I. S.; VEIT, E. A. . Integração entre atividades
computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de
eletromagnetismo em física geral. Ciência e Educação, v. 18, p. 99-122, 2012.
FIOLHAIS, C.; TRINDADE, J. Física no Computador: o computador como uma
Ferramenta no ensino e na aprendizagem das ciências físicas. Revista Brasileira de
Ensino de Física.Vol.25, n.3, Setembro, 2003.
GIORDAN, M. A internet vai à escola: domínio e apropriação de ferramentas
culturais. Educação e Pesquisa, São Paulo, 31, 1, p.57-78, 2005.
HAAG, R.; ARAUJO, I. S; VEIT, E. A.. Por que e como introduzir aquisição
automática de dados no laboratório didático de Física?. Fisica na Escola, São Paulo,
v. 6, n.1, p. 89-94, 2005.
MEDEIROS, A.; MEDEIROS, C. F. de. Possibilidades e limitações das simulações
computacionais no Ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física. Vol. 24,
n. 2, Junho,2002.
MERCADO, L. P. L. Estratégias didáticas utilizando internet. In: MERCADO, L.P. L.
(org.). Experiências com tecnologias de informação e comunicação na educação.
Maceió: EDUFAL, 2006.
PÓVOA, M. Anatomia da internet: investigações estratégicas sobre o universo
digital. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2000.
PEDUZZI Sônia S.; PEDUZZI Luiz O. Q; COSTA, Sayonara Cabral da (editores)
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Vol. Especial: Ensino de Física mediado por
tecnologias, v. 29, n.1 e n.2, 2012.
SANTANA, Bianca; ROSSINI, Carolina; PRETTO, Nelson de Luca (orgs.). Recursos
educacionais abertos: práticas colaborativas e políticas públicas.
Disponível em http://www.livrorea.net.br/livro/livroREA-1edicao-mai2012.pdf.
VEIT, E. A. ; BRANDAO, R. V. ; ARAUJO, I. S. . Aplicando modelagem didáticocientífica
nas aulas de Física. Disponível em:
http://www.if.ufrgs.br/gpef/veit_brandao_araujo_CNMEM_2013.pdf. |