Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 23 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: ICED - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (11.01.07.14)
Código: PGE0030
Nome: POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO: REVISÃO E ANÁLISE DAS AÇÕES GOVERNAMENTAIS NA ÁREA DE TIC
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Conceitos e implicações econômicas das políticas públicas em educação. Análise de diferenças entre Brasil, Europa e Estados Unidos, focando nos processos de planejamento, implementação e gestão na área de TIC e educação.
Referências: CAPELLA, Cláudia Niedhardt. “Formação da Agenda Governamental: Perspectivas Teóricas”. Trabalho apresentado no GT Políticas Públicas do XXIX Encontro Anual da ANPOCS, 25-29 de outubro, Caxambu: MG. 2005. CELSO FURTADO. Estado e Empresas transnacionais na industrialização periférica. Revista Economia e Política. Vol. I. Jan-Mar. 1981. Disponível em: http://www.centrocelsofurtado.org.br Acessos em Junho 2016. DOWBOR LADISLAU. Aspectos Econômicos da Educação. São Paulo, Ática. 1986. _______ L. A captura do poder pelo sistema corporativo. Texto disponível em www.dowbor.org. Acesso em junho 2016. _______ L. Governança corporativa: o caótico poder dos gigantes financeiros Texto disponível em www.dowbor.org. Acesso em junho 2016. _______ L. Tecnologias do conhecimento: os desafios da educação – Versão atualizada Vozes 2013, 85 p. Texto disponível em www.dowbor.org. Acesso em junho 2016. DYE, Thomas D. Understanding Public Policy. Englewood Cliffs, N.J.: Prentice-Hall. 1984. FREITAS, Maria Teresa de Assunção (org.). Cibercultura e formação de professores. Belo Horizonte. Autêntica. 2009. LIMA, WANER GONÇALVES. Política pública: discussão de conceitos. Interface (Porto Nacional), Edição número 05, Outubro de 2012. Disponível em: http://www.ceap.br/material/MAT26022013171120.pdf. Acessos em Junho 2016. PRETTO, Nelson. Políticas públicas educacionais: dos materiais didáticos aos multimídias. Trabalho apresentado na 22a. Reunião Anual da ANPED. Caxambu-MG, 1999. RAMOS, JOSÉ L. Iniciativa Escola Professores e Computadores Portáteis: Estudos de Avaliação. 2009. DGIDC. Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. Lisboa. SOUZA C. Políticas Públicas: Uma Revisão de literatura. Sociologias, Porto Alegre, ano 8, nº 16, jul/dez 2006, p. 20-45. Disponível em www.scielo.org. Acessos em junho 2016. ______ C. Políticas Públicas: Conceitos, Tipologias e Sub-Áreas. Trabalho elaborado para a fundação Luiz Eduardo Magalhães em dezembro de 2002. Disponível em: http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/3843/material/001-%20A-%20POLITICAS%20PUBLICAS.pdf Acessos em Junho 2016

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