Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 23 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: ICS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SOCIEDADE (11.01.08.08)
Código: PGCS0003
Nome: SABERES LOCAIS, ESPAÇOS NATURAIS E PROCESSOS PRODUTIVOS: DIÁLOGOS ENTRE TEORIA E PRÁTICAS SOCIAIS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Conceito antropológico de saber e razão práticas; senso comum como base do fundamento antropológico; conceito de cultura, comunidade e sociedade; conceito de sociobiodiversidade; formas sociais de apreensão, usufruto, gestão e exploração dos espaços naturais: sociedades indígenas, ribeirinhos, quilombolas e atividades extrativistas e caçadoras-coletoras; cultura como mediação entre processos econômicos e processos ecológicos; racionalidades econômicas, produtividade ecotecnológica e manejo integrado de recursos; cultura ecológica e racionalidade ambiental; estilos étnicos de manejo de recursos bióticos; modos de produção econômica e seus vetores culturais, étnicos, sócio-históricos e jurídicos.
Referências: ENEDICT, R. Padrões de cultura. Petrópolis: Vozes, 2013. BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas/SP: Papirus, 1996. CASTRO, Edna (org.). Cidades na floresta. São Paulo / Belém: Annablume / NAEA-UFPA, 2009. ________, Edna; AMARAL NETO, M (Org.). Sociedades, florestas e sustentabilidade. Belém: IEB- NAEA-UFPA, 2013. DANTAS, V. M. C. Salmeron. Nas marés da vida: histórias e saberes das mulheres marisqueiras. p.159-169. In: LEITÃO, Maria do Rosário F. A.; CRUZ, Maria H. S. Gênero e trabalho: diversidades de experiências em Educação e comunidades tradicionais. Florianópolis / SC: Mulheres, 2012. DEBERT, G. G. Apresentação. In: FERIANI et al. Etnografia, etnografias. São Paulo: Annablume, 2011. DIEGUES, Antonio Carlos e MOREIRA, André de Castro C. Espaços e recursos naturais de uso comum. São Paulo: NUPAUB/USP, 2001. ________, Antonio Carlos. A pesca construindo sociedades. São Paulo: NUPAUB/USP, 2004. ________, Antonio Carlos. Etnoconservação: novos rumos para a proteção da natureza nos trópicos. São Paulo: HUCITEC/ NUPAUB/USP, 2000. ESPINHEIRA, G. Metodologia e prática de trabalho em comunidade - ficção do real: observar, deduzir e explicar - esboço de metodologia de pesquisa. Salvador: Edufba, 2008. FRAXE, Therezinha J. P. Cultura cabocla ribeirinha: mitos, lendas e transculturalidade. São Paulo: Annablume, 2004. GEERTZ, Clifford. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis: Vozes, 2013. _______, Clifford. The interpretation of cultures. Basic Books Inc. GODELIER, M. O visível e o invisível entre os Baruya da Nova Guiné. In: CARVALHO, Edgard de A. (org.). Godelier. São Paulo: Ática, 1981. HARRIS, Mark. Presente ambivalente: uma maneira amazônica de estar no tempo. In: ADAMS, Cristina; MURRIETA, Rui; NEVES, Walter. Sociedades caboclas amazônicas: modernidade e invisibilidade. São Paulo: Annablume, 2006, p. 81 – 108. HELLINGER, Bert. Conflito e paz: uma resposta. Trad. Newton A. Queiroz. São Paulo: Cultrix, 2007. LEDERACH, John Paul. Transformação de conflitos. Trad. Tônia Van Acker. São Paulo: Palas Athena, 2012. LEFF, Enrique. Ecologia, capital e cultura: a territorialização da racionalidade ambiental. Tradução de Jorge E. Silva. Petrópolis: Vozes, 2009. ____, Enrique. Saber ambiental. Petrópolis: Vozes, 2001. LENZI, L. Sociologia ambiental: risco e sustentabilidade na modernidade. Bauru: Edusc, 2006. McKEAN, M; OSTROM, E. Regimes de propriedade comum em florestas: somente uma relíquia do passado. In: DIEGUES, Antonio C.; MOREIRA, A.C. (org.). Espaços e recursos naturais de uso comum. São Paulo: NUPAUB/ USP, 2001. MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010. SAHLINS, Marshal. Cultura e razão prática. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. SAUER, Sergio e ALMEIDA, Wellington (org.). Terras e territórios na Amazônia: demandas, desafios e perspectivas. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2011.

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