Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
MÓDULO |
Unidade Responsável: |
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO (11.01.07) |
Código: |
LQ18603 |
Nome: |
DIDÁTICA |
Carga Horária Teórica: |
75 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
75 h. |
Pré-Requisitos: |
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Co-Requisitos: |
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Equivalências: |
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Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Sim |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Quantidade de Avaliações: |
3 |
Ementa/Descrição: |
História da Didática. Tendências Pedagógicas. Contextualização e Interdisciplinaridade. Saberes docentes necessário para atuação na sala de aula. Transposição didática. Sequência didática. O professor, o estudante e o conhecimento. A natureza do trabalho docente. Planejamento e gestão do processo de ensino aprendizagem. Relações fundamentais do processo de ensino: sujeito/objeto; teoria/prática; conteúdo/forma; ensino/aprendizagem; conhecimento/conhecer; sucesso/fracasso; professor/aluno; aluno/aluno. Transmissão e Transposição didática. Procedimentos, recursos, técnicas de ensino. Avaliação educacional e prática avaliativa no contexto do sistema e da educação escolar. Avaliação da aprendizagem. A aprendizagem de conceitos de Química no Ensino Básico; Estratégias para promover metodologias investigativas. O trabalho de laboratório orientado para a resolução de problemas; Multimédia no Ensino da Química: tipos de recursos, instrumentos de potenciação pedagógica, novas tecnologias no Ensino de Química e Ciências e formas de integração; Mapas de conceitos e V de Gowin como instrumentos de avaliação de aprendizagens e de planeamento. Investigação em Educação em Química. Publicações, bases de dados e locais da Internet. Implicações para a prática pedagógica. |
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