Ementa/Descrição: |
Observação em escolas e turmas das séries do Ensino Médio. Estudo e análise crítica do projeto pedagógico da escola e do plano de ensino de língua portuguesa e literaturas portuguesa e brasileira. Elaboração de relatório. REFERÊNCIA BÁSICA BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio: parte 2 linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2000. BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Conhecimentos de Línguas Estrangeiras. In: Orientações curriculares para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf>. Acesso em: 15/01/2013. PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2011. REFERÊNCIA COMPLEMENTAR BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, v. 134, n. 248, p. 27833-27841, 23 dez.1996. DIAS SOBRINHO, José. Avaliação: políticas educacionais e reformas da educação superior. São Paulo: Cortez, 2003. DIONÍSIO, A. e BEZERRA, M. A. (orgs.). O livro didático de português: múltiplos olhares. Lucerna: Rio de Janeiro, 2001. LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2003. ROJO, Roxane. A prática da linguagem na sala de aula: praticando os PCNs. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2000. |