Referências: |
ABREU, M. Cultura letrada. Literatura e cultura. São Paulo: Editora UNESP, 2006.
ANDRUETTO, M. T. Por uma Literatura sem adjetivos. Trad. de Carmem Cacciacarro. São Paulo: Pulo do Gato, 2013.
ANDRUETTO, M. T. A leitura, outra revolução. São Paulo: Ed. Sesc São Paulo,
2017.
BAJOUR, C. Ouvir nas entrelinhas. São Paulo: Pulo do Gato, 2011.
BARBOSA, J. A. A Biblioteca Imaginária. São Paulo: Ateliê, 1996.
BARTHES, R. A aula. Trad. e Posfácio de L. Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 1980.
BOURDIEU, P. As regras da arte: gênese estrutura do campo literário. Lisboa: Presença, 1996.
BOYER A-M. A Paraliteratura. Trad. de Alves Calado. Porto: RésEditora, 1992.
CASTRILLON, S. O direito de ler e de escrever. São Paulo: Pulo do Gato, 2011.
CEIA, C. O que é ser professor de literatura. Lisboa: Colibri, 2002.
COELHO, N. N. Literatura e Linguagem Introdução aos estudos literários.4.ed. São Paulo: Edições Quiron, 1986.
COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.
DALVI, M. A.; REZENDE, N. L. JOVER-FALEIROS, R. (Orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.
DANTAS, V. (Org.) Bibliografia Antonio Candidotextos de intervenção. São Paulo: Ed. 34, 2002.
DORRICO, J.; DANNER, L. F..; CORREIA, H. H. S.; DANNER, F. Literatura indígena brasileira contemporânea: criação, crítica, recepção. Ed. Fi. (disponível no site da editora)
DUARTE, E. de A (Org.). Literatura e afrodescendência. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011.
FLECK, G. F.; CORSI, M. da S.;CANDIDO, W. R. (Orgs). A pesquisa em Literatura e leitura na formação docente experiências da pesquisa acadêmica à prática profissional no ensino. Volume 2. Campinas-SP: Mercado das Letras, 2018.
FONSECA. A. de S.; FLECK, G. F.;SANTOS, L. S. (Orgs). A pesquisa em Literatura e leitura na formação docente experiências da pesquisa acadêmica à prática profissional no ensino. Volume 3. Campinas-SP: Mercado das Letras, 2018.
FONSECA, M. N. S. África: dinâmicas culturais e literárias. Belo Horizonte: PUC Minas, 2017.
JOUVE, V. A Leitura. Tradução de Brigitte Hervot. São Paulo: UNESP, 2002.
JOUVE, V.Por que estudar literatura?(Trad.) Marcos Bagno e Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2012.
ISER, W.
O ato da leitura: uma teoria do efeito estético
. São Paulo: Editora 34, 1996.
KEFALÁS, E. Corpo a corpo com o texto na formação do leitor literário. Coleção formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2012.
LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo
. São Paulo: Ática, 1993.
LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência.Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
LOPEZ, C. J.; FLECK, G.F.;Del Pozo Gonzáles, L. S. (Orgs). A pesquisa em Literatura e leitura na formação docente experiências da pesquisa acadêmica à prática profissional no ensino. Volume 1. Campinas-SP: Mercado das Letras, 2018.
MACHADO, A. R. O diário de leituras: a introdução de um novo instrumento na escola. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
MANGUEL, A. O leitor como metáfora: o viajante, a torre e a traça. São Paulo: Ed. SESC, 2017.
MOISÉS, C. F.Literatura para quê? Florianópolis: Livraria e Editora Obra Jurídica Ltda, 1996.
MORTATTI, M. do R. L. Entre a literatura e o ensino -A formação do leitor. São Paulo: Ed. Unesp, 2018.
NABOKOV, V. Lições de literatura. (trad.) Jorio Dauster. São Paulo: Três estrelas, 2015.
PAPES, C. da C. e S. A vivência e a invenção na palavra literária. São Paulo: editora Humanitas, 2008.
PAULINO, G.; WALTY, I. (Orgs.). Teoria da literatura na escola: atualização para professores de I e II graus. Belo Horizonte: Ed. Lê, 1994. p.53-66.
PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Editora 34, 2008.
PETIT, M.A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009.
PINHEIRO, H. A poesia na sala de aula.São Paulo: Parábola, 2018.
ROUXEL, A.; LANGLADE, G; REZENDE, N. L.Leitura subjetiva e ensino de literatura.
São Paulo: ALAMEDA, 2013.
SARAIVA, J. A; MÜGGE, E.e colaboradores. Literatura na escola propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006.
SILVA, L. H. O.; MELO, M. A. de; OLIVEIRA, L. R. P. F. Ensino de Língua e Literatura: pesquisas na pós-graduação. Tocantins: EDUFT, 2014.
SOUZA, L. S.; CAETANO, I. P. Ensino de Língua e Literatura. Alternativas Metodológicas-Tomo I e II. Canoas: Editora Ulbra, 2004.
TODOROV,T. A literatura em perigo. 2.ed., Trad. de C. Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
TURCHI, M. Z.; SILVA, V. M. T (Org.). Leitor formado, leitor em formaçãoleitura literária em questão. São Paulo: Cultura Acadêmica; Assis: ANEP, 2006.
XYPAS, R. A Leitura subjetiva no ensino da Literatura: Apropriação do texto literário pelo sujeito leitor.Olinda: Nova Presença, 2018.
ZILBERMAN, R. A leitura e o ensino da literatura. 2ed. São Paulo: Contexto, 1991.
ZILBERMAN, R. Estética da recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 1989 |