Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 21 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: ICED - MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS EM REDE NACIONAL (11.01.07.12)
Código: PLET0024
Nome: GRAMÁTICA, VARIAÇÃO E ENSINO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Avaliação de gramáticas pedagógicas. Análise epilinguística e metalinguística considerando os fenômenos gramaticais mais produtivos e mais complexos na ampliação da competência comunicativa dos alunos na escuta, na leitura e na produção de textos orais e escritos. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.
Referências: BARBOSA, A. G. Saberes gramaticais na escola. In: Vieira, S. R. & Brandão, S. F. (Orgs.). Ensino de gramática: descrição e uso. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2011 [2007]. p. 31-54. BASSO, R. M.; OLIVEIRA, R. P. Feyman, a Linguística e a curiosidade revisitada. Matraga, v. 19, n. 30, p.13-40, 2012. Disponível em <http://www.pgletras.uerj.br/matraga/matraga30/artigos.html>. Acesso em: mai. 2019. BORTONI-RICARDO, S. M. A língua portuguesa no Brasil; Um modelo para a análise sociolingüística do português brasileiro. In: --------Nós cheguemu na escola, e agora? Sociolingüística e Educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p. 31-52. FARACO, C. A. Norma culta brasileira –desatando alguns nós.São Paulo: Parábola Editorial, 2008. FRANCHI, Carlos. Mas o que é mesmo “gramática”?São Paulo: Parábola Editorial, 2006. NEVES, M. H. de M. Que gramática estudar na escola? Norma e uso na língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2003. VIEIRA, F. E. A gramática tradicional: história crítica. São Paulo: Parábola, 2018. VIEIRA, S. R. Três eixos para o ensino de gramática: uma proposta experimental. In: NORONHA, C. A.; SÁ JR., L. A. de. (Orgs.) Escola, ensino e linguagem[recurso eletrônico]. Natal-RN, EDUFRN, 2017. http://repositorio.ufrn.b

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