Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 23 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: ICED - MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS EM REDE NACIONAL (11.01.07.12)
Código: PLET0025
Nome: LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Conceitos atuais de leitura aplicados à formação de leitores literários no Ensino Fundamental. A formação do leitor literário -passos essenciais no Ensino Fundamental: o gosto, o hábito e a fruição. As (re)interpretações de obras literárias e sua leitura em sala de aula. As relações obra/leitor/autor/contexto em leituras mediadas pelo professor do Ensino Fundamental. Leitura individual e leituras coletivas: os jogos simbólicos do texto literário. As estratégias e os recursos escriturais contemporâneos da literatura para jovens leitores. Proposições metodológicas para elaboração de material e de projetos voltados à leitura do texto literário na escola.
Referências: ABREU, M. Cultura letrada. Literatura e cultura. São Paulo: Editora UNESP, 2006. ABREU, M. Leitura, história e história da leitura. Campinas: Mercado de Letras, 2002. ANDRUETTO, M. T. A leitura, outra revolução. São Paulo: Ed. Sesc São Paulo, 2017. ANTUNES, B.; CECCANTINI, J. L.C. T. Os clássicos: entre a sacralização e a banalização. In: PEREIRA, R. F.; BENITES, S. A. L. À roda de leitura: língua e literatura. Jornal Proleitura. São Paulo: Cultura Acadêmica. Assis: ANEP, 2004. BAJOUR, C. Ouvir nas entrelinhas. São Paulo: Pulo do Gato, 2011. BOURDIEU, P. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. Lisboa: Presença, 1996. CASTRILLON, S. Odireito de ler e de escrever. São Paulo: Pulo do Gato, 2011. CANDIDO, A. O Direito à Literatura. In: Vários Escritos. Rio de Janeiro/São Paulo: Ouro sobre Azul/DuasCidades, 2004, p.169-191. COLOMER, T. A formação do leitor literário: narrativa infantil ejuvenil atual. São Paulo; Global, 2003. COLOMER, T. Andar entre livros –A leitura literária na escola (Trad.) Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007. COMPAGNON, A. Literatura para quê? Belo Horizonte: UFMG, 2009. DALVI, M. A.; REZENDE, N. L. JOVER-FALEIROS, R. (orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.ECO, U. Seis passeios pelos bosques da ficção. (Trad.) Hildegard Feist. 13. reimpressão, São Paulo: Companhia das Letras, 2017. ISER, W. O ato da leitura: uma teoria doefeito estético. São Paulo: Editora 34, 1996. LAJOLO, M. Literatura: leitores e leitura. São Paulo: Moderna, 2001. LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência.Belo Horizonte: Autêntica, 2018. MACHADO, A. R. O diário de leituras: a introdução de um novo instrumento na escola. São Paulo: Martins Fontes, 1998. MACHADO, A. M. Como e por que ler os clássicos desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002. MANGUEL, A. O leitor como metáfora: o viajante, a torre e a traça. São Paulo: Ed. SESC, 2017. MAGALHÃES, H.G. D.; BARBOSA, E.de P. S. Letramento literário na alfabetização. In: SILVA, W.R.; MELO, L. C. (Orgs.) Pesquisa & ensino de língua materna: diálogos entre formador e professor. São Paulo: Mercado de Letras, 2009. MARINHO, M.; CARVALHO, G. T.(Orgs.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. MELO, L. C.de; MAGALHÃES, H. G. D. A literatura em sala de aula: investigando materiais de apoio didático. In: SILVA, W.R.; MELO, L. C. (Org.) Pesquisa & ensino de língua materna: diálogos entre formador e professor. São Paulo: Mercado de Letras, 2009. PAIVA, A.et al. (Org.). Literatura e letramento: espaços, suportes e interfaces –o jogo do livro. Belo Horizonte: Autêntica/CEALE/FAE/UFMG, 2007. PEREIRA, R. F.; BENITES, S. A. L. (Orgs.). À roda de leitura: língua e literatura.Jornal Proleitura. São Paulo: Cultura Acadêmica. Assis: ANEP, 2004. PETIT, M.Os Jovens e a leitura –uma nova perspectiva . 2.ed., São Paulo: Editora 34, 2008. PETIT, M. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009. RAMOS, D. V; ANDRADE, K. S.; PINHO, M. J.de. (Orgs.). Ensino de língua e literatura: reflexões e perspectivas interdisciplinares. 1a. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2011,v. , p. 81-92. REZENDE, N. L. et al.(Org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013. SOUZA, R. J.; FEBA, B. L. T. (Orgs.) Leitura literária na escola -reflexões e propostas na perspectiva do letramento. São Paulo, Mercado das Letras, 2011. ZILBERMAN, Regina. Estética da recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 1989

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