Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 03 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PGEDA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA (11.01.07.28)
Código: EDUC0001
Nome: ESTUDO DE PROBLEMAS EDUCACIONAIS DA AMAZÔNIA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Amazônia no contexto nacional e internacional. A Educação na Amazônia: suas bases epistemológicas, históricas e filosóficas. A Educação Superior na Amazônia. A Educação Básica na Amazônia. Financiamento da Educação na Amazônia. Discussões teóricas e epistemológicas que potencializem estudos sobre os Problemas Educacionais da Amazônia. Estudos de Propostas educacionais na Amazônia contemporânea.
Referências: ARAUJO, F. L. G. M. P. (Org.). Direito humano à educação na Amazônia: uma questão de justiça social. Belém (PA): Sociedade Paraense em Defesa dos Direitos Humanos, 2013. BATISTA, Djalma. O complexo Amazônico. 2ª ed. Manaus: Valer/Gov. do Amazonas/UFAM,2003. BECKER, Bertha K. Amazônia: geopolítica na virada do III milênio. Rio de Janeiro: Garamond, 2009. BENCHIMOL, Samuel. Amazônia: formação social e cultural. 1. ed. Manaus: Valer, 1999. CARDOSO, M. A.; JACOMELI, M. R. M. Considerações sobre as Escolas Multisseriadas: estado da arte. Revista de Educação Educere, Cascavel/PR, v. 5, n. 9, p. 267-290, jan./jun. 2010.

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa v4.9.7_2024.05.09