Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 03 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PGEDA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA (11.01.07.28)
Código: EDUC0004
Nome: ATELIER DE PESQUISA II
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Descrição detalhada dos métodos, técnicas e instrumentos para obtenção e análise dos dados à serem utilizados nas várias etapas do trabalho de campo e/ou laboratório, incluindo coleta, análise e interpretação dos dados, visando atingir os objetivos propostos. Orientação em grupo e individual. Discussão coletiva dos projetos.
Referências: ALVES-MAZZOTTI, A, GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998. ANDRÉ, M. E. D. A etnografia da prática escolar. São Paulo: Papirus, 1995. BASTOS, L. R., FERNANDES, L. M., PAIXÃO, L., DELUIZ, N. Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, teses, dissertações e monografias. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1995. BRANDÃO, Z. (org.). Conversa com pós-graduandos. Educação, n. 32, Departamento de Educação, PUC-Rio, 1997. CANEN, A Competência pedagógica e pluralidade cultural: eixo na formação de professores? Cadernos de Pesquisa, n. 102, p. 89-107, 1997. COULON, A. Etnometodologia. Petrópolis: Vozes, 1995. DAUSTER, T. Construindo pontes: a prática etnográfica e o campo da educação. Educação, n. 20, Departamento de Educação, PUC-Rio, 1996. LÜDKE, M., ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. MATTA, M. L., GARCIA, P., DAUSTER, T. Práticas de leitura: escola e centro de lazer. Educação, n. 19, Departamento de Educação, PUC-Rio, 1996. PREUSS, M. R. Algumas questões relativas ao uso de histórias de vida em Ciências Sociais. Educação, n. 5, Departamento de Educação, PUC-Rio, 1992. THIOLLENT, M. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. São Paulo: Polis, 3.ed., 1982. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1996.

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