Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 03 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PGEDA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA (11.01.07.28)
Código: EDUC0005
Nome: ATELIER DE PESQUISA III
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Desenvolver habilidades de leitura crítica das bases teóricas da tese. Discutir o problema e os objetivos da pesquisa pretendida na tese e sua operacionalização. Promover a construção da base teórica da tese a partir da análise comparativa de textos relacionados ao tema, com discussões profundas sobre os argumentos teóricos e empíricos que os textos trazem.
Referências: BARROSO, Carmem. Mulher, Sociedade e Estado no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1982. BRANDÃO, Helena N. Introdução à análise do discurso. Campinas: Ed. UNICAMP, 1993. BRAGA, C. M. L. A etnometodologia como recurso metodológico na análise sociológica. Ciência e Cultura. v. 40, n. 10, p. 957-966, 1988. CARRETERO, Mario. Construtivismo e Educação. Trad. Beatriz A. Neves. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. CROCHICK, L. Preconceito: indivíduo e cultura. São Paulo: CRP São Paulo, 1995. FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense - Universitária, 1987. FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: GRAAL, 1992. GUARESCHI, P.; JOVELOVITCH, S. (Orgs.). Textos em Representações Sociais. Petrópolis: Vozes, 1994. HUTCHEON, Linda. Poéticas do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Rio de Janeiro: Imago, 1992. LEITE, Banks Luci (Org.). Percursos piagetianos. São Paulo: Cortez, 1997. MAINGUENEAU, Dominique. Novas tendências em análise do discurso. Campinas: Pontes, 1993. MAINGUENEAU, Dominique. Termos-chave da análise do discurso. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. MOSCOVICI, S. A. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. POSSENTI, Sírio. Questões para analistas do discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. SPINK, M J. (Org.). O conhecimento do cotidiano. As representações sociais na perspectiva da Psicologia Social. São Paulo: Brasiliense, 1993.

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