Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PGEDA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA (11.01.07.28)
Código: EDUC0029
Nome: LINHA 1 - FORMAÇÃO DO EDUCADOR, PRÁXIS PEDAGÓGICA E CURRÍCULO NA AMAZÔNIA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Promove incursões investigativas sobre a educação na Amazônia, privilegiando os estudos sobre a formação inicial e continuada de educadores realizada por instituições amazônicas, discutindo as bases epistemológicas, históricas e filosóficas que consubstanciam essa formação, os processos envolvidos na profissionalização e na práxis pedagógica dos docentes. Articula as questões referentes à formação do educador amazônico e sua práxis pedagógica ao debate curricular sobre a produção e distribuição social dos conhecimentos, as políticas de currículo, aos fazeres curriculares, mais particularmente da educação básica e de suas modalidades.
Referências: ABREU, Regina; NUNES, Nina Lys. Tecendo a tradição e valorizando o conhecimento tradicional na Amazônia: o caso da "linha do tucum". Horiz. antropol. [online]. 2012, vol.18, n.38, pp. 15-43. ISSN 0104- 7183. BARRETO, E. A. Mediações e produção de sentidos em políticas de currículo: os contextos de construção da política de ciclos na experiência da Escola Cabana (1997/2004). Rio de Janeiro – RJ, 2008. Programa de Pós-Graduação em Educação – UFF. Tese de Doutorado BERTOLO, Sônia de Jesus Nunes. Formação continuada de professores no projeto escola cabana: contradições e contrariedades de um processo centrado na escola. Belo Horizonte – MG, 2004. Programa de Pós-Graduação em Educação. Tese de Doutorado BRITO, M. R. Um localismo universalizado: a formação de professores, mestres e doutores na FACED/UFAM. Manaus: EDUA, 2015, p.167. CAMARGO, A. M. M. Tendências e dilemas nas políticas públicas de formação de professores para as séries iniciais - o caso do Pará. Belo Horizonte – MG, 2004. Programa de Pós-Graduação em Educação. Tese de Doutorado. CHEPTULIN, A. A dialética materialista: categorias e leis da dialética. São Paulo: Alfa-Omega, 1982. COLARES, A. A. História da educação na Amazônia. Questões de Natureza Teóricometodológicas: Críticas e Proposições. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, número especial, outubro, 2011.p. 187-202. DIAS, Rosanne Evangelista. Política curricular de formação de professores - um campo de disputas. 34ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 02 a 05 de Outubro de 2011, Centro de Convenções de Natal, RN. FRANGELLA, Rita de Cássia Prazeres. Disputas curriculares, disputas identitárias – o processo político da produção curricular num curso de formação de professores. 30ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 7 a 10 de outubro de 2007, Caxambu, MG. MARX, K. ENGELS, F. Cartas filosóficas e outros escritos. São Paulo: Editorial Grijalbo, 1977. MESQUITA, Amélia Maria Araújo. Os Elementos de inclusividade na prática curricular de uma professora: uma análise a partir da cultura escolar / Amélia Maria Araújo Mesquita. - 2013. NASCIMENTO, D. S. A expansão da educação superior e o trabalho docente: um estudo sobre o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) na UFPA. Dissertação (mestrado). Belém- PA, 2012, p. 177. OLIVEIRA. L. M. M. de. Educação do campo e currículo na Amazônia Paraense: o enfoque dado à diversidade sócio-territorial nas diretrizes curriculares da SEDUC/PA. Dissertação de Mestrado/ PGED/ICED/UFPA. Belém: UFPA, 2010. SÁNCHEZ VÁZQUEZ, A. Filosofia da práxis. 2. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977. SANTOS, M. R. S. Entre o rio e a rua: cartografia de saberes artístico-culturais emergentes das práticas educativas na Ilha de Caratateua, Belém do Pará. Dissertação de Mestrado/PPGED/UEPA. Belém: UEPA, 2007.

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa v4.9.7_2024.05.09