Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 03 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PGEDA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA (11.01.07.28)
Código: EDUC0030
Nome: LINHA 2 - POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO, FINANCIAMENTO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Estuda a construção social dos direitos educativos que visam à democratização da educação, em diferentes espaços e instâncias: nos sistemas e instituições escolares, nos movimentos sociais e em outras formas de organização da sociedade civil. Estuda ainda as determinações e características das políticas públicas de educação básica e superior, bem como a gestão dos sistemas de ensino e de unidades escolares. Abrange estudos sobre Estado, políticas, legislação, administração, financiamento e avaliação da educação, compreendendo questões de acesso, permanência e formas de participação. Abrange estudos sobre Trabalho e Educação, a produção das desigualdades sociais e a luta por políticas educacionais para classe trabalhadora.
Referências: ANDERSON, Perry. Balanço do neoliberalismo. In: GENTILLI, P.; SADER, E. Pósneoliberalismo–as políticas sociais e o estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. APPLE. Michael W. Educando à Direita. Mercados, Padrões, Deus e Desigualdade. São Paulo: Cortez Editora e Instituto Paulo Freire, 2003. ARRIGHI, G. O Longo Século XX. São Paulo: Editora UNESP e Contraponto, 1994, BEHRING, Elaine Rossetti. Brasil em contra-reforma– desestruturação do Estado e perda de direitos. São Paulo: Cortez, 2003. BRASIL. MARE. Plano Diretor da Reforma do Estado. Presidência da República. Ministério da Administração e Reforma do Estado. Brasília, 1995. BRESSER PEREIRA, Luiz Calos; SPINK, Peter (orgs.). Reforma do Estado e Administração Pública Gerencial. 4ªed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2001. p.21-38 CAMINI, Lúcia. Política e Gestão Educacional Brasileira. São Paulo: Expressão popular, 2014. CARNEIRO, Túlio Andrade. Financiamento, Gestão e Qualidade da Educação Pública. Curitiba-Pr: Appris, 2016 CHAUÍ, M. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: ANPEd/Autores Associados, nº24, Set/Out/Nov/Dez 2003. DOURADO, Luiz Fernandes. PARO, Vitor Henrique. Políticas Públicas & Educação Básica. São Paulo: Xamã, 2001. DOURADO, Luiz Fernandes. Plano Nacional de Educação: avaliações e retomada do protagonismo da sociedade civil organizada na luta pela educação. IN: FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Políticas públicas e gestão da educação- polêmicas, fundamentos e análises. Brasília: Liber Livros, 2007. DOURADO, Luiz Fernandes. Plano Nacional de Educação: O epicentro das políticas de Estado para a Educação Brasileira. Goiânia: Editora da Imprensa Universitária, ANPAE, 2017. FRANÇA, Magna. BEZERRA, Maura Costa (Orgs). Política Educacional: gestão e qualidade do ensino. Brasília: ANPAE, 2009. FRANÇA, Magna. JUNIOR, Luiz de Sousa. Políticas de Gestão e Práticas Educativas: a qualidade do ensino. Brasília: Liber, ANPAE, 2011. FRIGOTTO, G. A nova e a velha face da crise do capital e o labirinto dos referenciais teóricos. In: FRIGOTTO, G. e CIAVATTA, M. (Orgs.). 2a.ed. Teoria e educação no labirinto do capital.

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa v4.9.7_2024.05.09