Referências: |
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 2006.
BOURDIEU, Pierre. Sociologia. São Paulo: Ática, 1994.
BOURDIEU, Pierre & PASSERON, Jean Claude. A Reprodução: elementos para uma teoria do
sistema de ensino. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1992.
BARROS, Anália Bescia Martins de. A Relação Entre os Saberes-Experiência do Trabalho e os Saberes Escolares, vista Por Alunos do Proeja do IFSUL de Sapucaia do Sul. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação, 2010 (Dissertação de Mestrado)
CARIA, Telmo (Org.). Saber profissional. Coimbra: Almedina, 2005.
CARIA, Telmo H. A Cultura Profissional dos Professores o uso do conhecimento em contexto de trabalho na conjuntura da reforma educativa dos anos 90. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação para a Ciência e Tecnologia, 2000. Versão actualizada e revista da tese com enfoque em Sociologia da Educação defendida no ano 1997 na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
CUNHA, José Carlos Chaves da Cunha; CUNHA, Myriam, Crestian. Pragmática lingüística e ensino-aprendizagem do português: reflexão e ação. Belém: Ufpa/CLA, 2000.
CUNHA, Daisy Moreira. Atividade humana e produção de saberes no trabalho docente. S/d.
p.96-97. Disponível em: Charlot, Bernard, 2000 [1997]. Da Relação com o Saber Elementos para uma Teoria. Porto
Alegre, Artmed.
DUARTE, Francisco; FEITOSA, Vera (Orgs.). Linguagem e Trabalho. São Paulo: Editora
Lucena, 1998.
DAMASCENO, Maria Nobre. O saber social e a construção da identidade. Contexto &
Educação, UNIJUÍ, ano 9, n. 38, p. 19-39, abr./jun. 1995.
KLEIMAN, B. Angela. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995.
SIGNORINI, Inês. Língua(gem) e Identidade. São Paulo: Mercado de Letras, 2002.
SNYDERS, Georges. Escola, Classe e Luta de Classes. São Paulo: Centauro, 2005.
SCHWARTZ, Y.; DURRIVE, L. (Org.). Trabalho e ergologia: conversas sobre a atividade humana. Niterói: EDUFF, 2007.
SCHWARTZ, Yves. A comunidade ampliada e o regime de produção de saberes. Trabalho &
Educação, Belo Horizonte, n.7, jul./dez. 2000.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 2. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes. 2002.
VISIOLI, Angela Cristina Calciolari. Política de ensino de língua portuguesa e prática docente.
Maringá: UEM, 2004 (Dissertação de Mestrado). |