Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PGEDA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA (11.01.07.28)
Código: EDUC0031
Nome: LINHA 3 - LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E RELAÇÕES COM O SABER
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Processos de produção, organização, mobilização, formalização e legitimação de saberes: a relação entre o prescrito e o renormatizado. Heterogeneidade, identidade e ensino de língua e linguagens nas escolas. Saberes e Linguagem em processos de trabalho e profissionalização. Ensino-aprendizagem e a relação com o saber. Políticas linguageiras na educação brasileira.
Referências: BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 2006. BOURDIEU, Pierre. Sociologia. São Paulo: Ática, 1994. BOURDIEU, Pierre & PASSERON, Jean Claude. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1992. BARROS, Anália Bescia Martins de. A Relação Entre os Saberes-Experiência do Trabalho e os Saberes Escolares, vista Por Alunos do Proeja do IFSUL de Sapucaia do Sul. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Faculdade de Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação, 2010 (Dissertação de Mestrado) CARIA, Telmo (Org.). Saber profissional. Coimbra: Almedina, 2005. CARIA, Telmo H. A Cultura Profissional dos Professores — o uso do conhecimento em contexto de trabalho na conjuntura da reforma educativa dos anos 90. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação para a Ciência e Tecnologia, 2000. Versão actualizada e revista da tese com enfoque em Sociologia da Educação defendida no ano 1997 na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. CUNHA, José Carlos Chaves da Cunha; CUNHA, Myriam, Crestian. Pragmática lingüística e ensino-aprendizagem do português: reflexão e ação. Belém: Ufpa/CLA, 2000. CUNHA, Daisy Moreira. Atividade humana e produção de saberes no trabalho docente. S/d. p.96-97. Disponível em: Charlot, Bernard, 2000 [1997]. Da Relação com o Saber – Elementos para uma Teoria. Porto Alegre, Artmed. DUARTE, Francisco; FEITOSA, Vera (Orgs.). Linguagem e Trabalho. São Paulo: Editora Lucena, 1998. DAMASCENO, Maria Nobre. O saber social e a construção da identidade. Contexto & Educação, UNIJUÍ, ano 9, n. 38, p. 19-39, abr./jun. 1995. KLEIMAN, B. Angela. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995. SIGNORINI, Inês. Língua(gem) e Identidade. São Paulo: Mercado de Letras, 2002. SNYDERS, Georges. Escola, Classe e Luta de Classes. São Paulo: Centauro, 2005. SCHWARTZ, Y.; DURRIVE, L. (Org.). Trabalho e ergologia: conversas sobre a atividade humana. Niterói: EDUFF, 2007. SCHWARTZ, Yves. A comunidade ampliada e o regime de produção de saberes. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, n.7, jul./dez. 2000. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 2. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes. 2002. VISIOLI, Angela Cristina Calciolari. Política de ensino de língua portuguesa e prática docente. Maringá: UEM, 2004 (Dissertação de Mestrado).

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa v4.9.7_2024.05.09