Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
MÓDULO |
Unidade Responsável: |
ICED - MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (11.01.07.13) |
Código: |
PFIS0020 |
Nome: |
FUNDAMENTOS TEÓRICOS EM ENSINO E APRENDIZAGEM |
Carga Horária Teórica: |
60 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
60 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Sim |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
3 |
Ementa/Descrição: |
Noções básicas de teorias de aprendizagem e ensino como sistema de referência para
análise de questões relativas ao ensino da Física nos níveis médio e fundamental. Primeiras
teorias behavioristas (Watson, Guthrie e Thorndike). O behaviorismo de Skinner. O neobehaviorismo de Gagné. O cognitivismo de Piaget, Bruner, Vigotsky, Ausbel e Kelly. O
humanismo de Rogers e Novak. A teoria dos modelos mentais de Johnson-Laird. A teoria dos
campos conceituais de Vergnaud. As pedagogias de Freire.
|
Referências: |
Bibliografia
1) Moreira, M. A. (2011). Teorias de aprendizagem. 2
a ed. São Paulo. Editora
Pedagógica e Universitária.
2) Freire, P. (2007). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.
36a
ed. São Paulo: Paz e Terra.
3) Vygotsky, L.S. (1987). Pensamento e linguagem . 1
a
ed. Brasileira. São Paulo: Martins
Fontes.
4) Vergnaud, G. (1993). A teoria dos campos conceituais. In Nasser, L. (Ed.) 1
o
Seminaário Internacional de Educação Matemática do Rio de Janeiro. pp. 1-26 |
|