Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 23 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: ICED - MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (11.01.07.13)
Código: PFIS0020
Nome: FUNDAMENTOS TEÓRICOS EM ENSINO E APRENDIZAGEM
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Noções básicas de teorias de aprendizagem e ensino como sistema de referência para análise de questões relativas ao ensino da Física nos níveis médio e fundamental. Primeiras teorias behavioristas (Watson, Guthrie e Thorndike). O behaviorismo de Skinner. O neobehaviorismo de Gagné. O cognitivismo de Piaget, Bruner, Vigotsky, Ausbel e Kelly. O humanismo de Rogers e Novak. A teoria dos modelos mentais de Johnson-Laird. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud. As pedagogias de Freire.
Referências: Bibliografia 1) Moreira, M. A. (2011). Teorias de aprendizagem. 2 a ed. São Paulo. Editora Pedagógica e Universitária. 2) Freire, P. (2007). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36a ed. São Paulo: Paz e Terra. 3) Vygotsky, L.S. (1987). Pensamento e linguagem . 1 a ed. Brasileira. São Paulo: Martins Fontes. 4) Vergnaud, G. (1993). A teoria dos campos conceituais. In Nasser, L. (Ed.) 1 o Seminaário Internacional de Educação Matemática do Rio de Janeiro. pp. 1-26

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