Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 21 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: ICED - MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS EM REDE NACIONAL (11.01.07.12)
Código: PLET0026
Nome: FONOLOGIA, VARIAÇÃO E ENSINO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PLET0004 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Revisão de conceitos fundamentais para os estudos fonético-fonológicos. Estudo do sistema fonológico do Português, considerando a variação dialetal e a aquisição da linguagem oral e escrita. Abordagem de subsídios teóricos para a explicitação de processos fonológicos, com ênfase na realidade da escrita e da oralidade de alunos do Ensino Fundamental. Proposições metodológicas para a elaboração de material didático.
Referências: ABAURRE, M. B. M.; R. S. FIAD; M. L. T. MAYRINK-­‐SABISON. Cenas de aquisição da escrita: o sujeito e o trabalho com o texto. São Paulo: Mercado das Letras, 1999. ABAURRE, Maria Bernadete (org). A Construção da Palavra Fonológica. Contexto, São Paulo, 2013. BISOL, Leda. ‘O sândi e a ressilabação’. Letras de Hoje, v.31, no. 2, p.159-­‐168, Porto Alegre, junho 1996. BISOL, Leda (Org.) Introdução a estudos de fonologia do português brasileiro. Porto Alegre: Edipucrs, 2005. BISOL, Leda e BRESCANCINI, Cláudia Regina (orgs.). Fonologia e Variação: Recortes do Português Brasileiro. Porto Alegre: EDPUCRS, 2002 BORTONI-­‐RICARDO, Stella Maris. ‘Métodos de alfabetização e consciência fonológica: o tratamento de regras de variação e mudança’. Em: SCRIPTA, Revista do Programa de Pós-­‐ Graduação em Letras e do Centro de Estudos Luso-­‐afro-­‐brasileiros da PUC Minas, v.9 nº18, 2006, p.201-­‐220 CAGLIARI, L. C. Análise Fonológica. Campinas: Mercado de Letras, 1997. CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 1989. CAGLIARI, L.C. ‘Marcadores prosódicos na escrita’. In: Anais do SEMINÁRIO DO GRUPO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS, 18, Lorena, 1989. p. 195-­‐203. CAGLIARI, Luiz Carlos. Análise fonológica: introdução à teoria e à prática, com especial destaque para o modelo fonêmico. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2002. (Coleção Idéias sobre a linguagem). CALLOU, D. & LEITE, Y. Iniciação à fonética e à fonologia. 5. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1995. CHACON, L. ‘A pontuação e a delimitação de unidades rítmicas da escrita’. In: SEMINÁRIO DO GRUPO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS, 45, 1997, Campinas. Estudos Lingüísticos, v. XXII. São José do Rio Preto: Grupo de Estudos Lingüísticos de São Paulo, 1998. p. 65-­‐79. COLLISCHONN, G. ‘Acento secundário em português’. Letras de Hoje. Porto Alegre, v. 29, n. 4, pp. 43-­‐53, dez. de 1994. COUTINHO, Ismael. Gramática Histórica. 7ª ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1976. FERREIRA NETTO, Waldemar. Introdução à fonologia da língua portuguesa. 2. ed. revis. São Paulo: Ed. Paulistana, 2011. HENRIQUE, Claudio Cesar. Fonética, fonologia e ortografia: estudos fono-­‐ortográficos do português. R. J: Elsevier, 2007. HORA, D. da. ‘Variação Fonológica: consoantes em Coda Silábica’. Travaglia, L.C. (org). Anaisl X Silel, Universidade Federal de Uberlândia, 2004. HORA, D. da. Fonética e Fonologia. Disponível em http://goo.gl/ecYlc Acesso em 10 de junho de 2013. HORA, Dermeval da; RIBEIRO, Juliene L. P. Introdução à fonologia do português brasileiro. João Pessoa: Editora Universitária, 2012. KATO, Mary (org.) Gramática do Português Falado. Volume V: Convergências. 2ª Ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2002. KNIES, Clarice Bohn e Guimarães, Ana M. Mattos. Elementos de fonologia e ortografia do português. Porto Alegre, UFRGS, 1989. LEITE, Yonne e CALLOU, Dinah. Como falam os brasileiros. Rio: Jorge Zahar, 2002 LEMLE, Miriam. Guia Teórico do Alfabetizador. São Paulo, Ática. 2000. MATEUS, M. H. M.; A. ANDRADE; M. C. VIANA & A. VILLALVA (1990). Fonética, Fonologia e Morfologia do Português. Lisboa: Universidade Aberta. OLIVEIRA, Marco Antônio de et al. ‘Da Forma Sonora da Fala A Forma Gráfica da Escrita’. In: Cadernos De Estudos Linguisticos, v. 16, n.2, p. 5-­‐30, 1989. OLIVEIRA, M. A. de ; NASCIMENTO, M do . ‘Da Analise de Erros Aos Mecanismos Envolvidos Na Aprendizagem da Escrita’. EDUCACAO EM REVISTA, v. 12, n.1, p. 33-­‐43, 1990. OLIVEIRA, Marco Antônio de. Conhecimento linguístico e apropriação do sistema de escrita. 1. ed. Belo Horizonte: CEALE/FAE/UFMG, 2005. v. 01. 70p . PACHECO, V. ‘Evidência do funcionamento da língua oral no texto escrito’. Intersecções, Jundiaí, edição 1, n.1, ano 1, 2008, p.1-­‐15. ROCHA, I. L. V. ‘Flutuação no modo de pontuar e estilos de pontuação’. DELTA, São Paulo, v. 14, n. 1, p.1-­‐12, 1998. SCLIAR-­‐CABRAL, Leonor. Guia prático de alfabetização: baseado em Princípios do sistema alfabético do português do Brasil. São Paulo: Contexto, 2003. SEARA, Izabel et al. Fonética e Fonologia do Português Brasileiro. UFSC. 2011. Disponível em http://goo.gl/tQy90q . Acesso em 28 de julho de 2013 SILVA, Miriam Barbosa da. Leitura, ortografia e fonologia. São Paulo: Ática, 1981. SILVA, Thaïs Cristófaro. Fonética e fonologia do Português: roteiro de estudos e guia de exercícios. São Paulo: Contexto, 2003. SILVA, Thaïs Cristófaro. Dicionário de Fonética e Fonologia. Contexto, São Paulo, 2011. SIMÕES, Darcilia. Considerações sobre a fala e a escrita: fonologia em nova chave. São Paulo:Parábola Editorial, 2006.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
PLET0004 - FONOLOGIA, VARIAÇÃO E ENSINO
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PLET0004 ) ATIVO 01/01/2019

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