Referências: |
AMORIM, L. M. Tradução e adaptação encruzilhadas da textualidade em Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol, e Kim, de Rudyard Kipling. São Paulo: UNESP, 2005.
ANDRUETTO, M. T. Por uma Literatura sem adjetivos. Trad. de Carmem Cacciacarro. São Paulo: Pulo do Gato, 2013.
ANTUNES, B.; CECCANTINI, J. L. C. T. Os clássicos: entre a sacralização e a banalização. In: PEREIRA, R. F.; BENITES, S. A. L. (Orgs). À roda de leitura: língua e literatura. Jornal Proleitura. São Paulo:
ARROIO, L. Literatura Infantil brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1990.
BASTAZIN, V; FURTADO, A. M. G. Literatura infantil e juvenil: uma proposta interdisciplinar. São Paulo: Ed. Do Autor, 2007.
BRAVO-VILLASANTE, C. História da Literatura Infantil universal. Lisboa: Veja, 1977.
CADEMARTORI, L. O que é Literatura infantil. Coleção Primeiros Passos, São Paulo: Brasiliense, 2010.
CASTRILLON, S. O direito de ler e de escrever. São Paulo: Pulo do Gato, 2011.
CECCANTINI, J. L .C. T; PEREIRA, R. Narrativas juvenis: outros modos de ler. São Paulo: Editora da UNESP; Assis: ANEP.
CECCANTINI, J. L. Heróis contra a parede: estudos de literatura infantil e juvenil. Cultura Acadêmica: São Paulo, 2010.
COELHO, N. N. Panorama histórico da literatura infantil e juvenil das origens indo-europeias ao Brasil contemporâneo. 4. ed. revista. São Paulo: Amarilys, 2010.
COLOMER, T. Introdução à literatura infantil e juvenil atual. (Trad.) Laura, Sandroni, São Paulo: Global, 2017.
COSTA, M. M. da. Metodologia do ensino da Literatura infantil. Curitiba: Editora IBPEX, 2007.
FLECK, G. F. (Org). Literatura Infantojuvenil: Desafios para o letramento literário - Pesquisas e experiências no âmbito escolar. Curitiba: CRV, 2017.
FRANTZ, M. H. Z. A literatura nas séries iniciais. Petrópolis: Vozes, 2011.
GAMA-KHALIL, ANDRADE, M. M; FONSECA, P. (Orgs.). As literaturas infantil e juvenil... ainda uma vez. Uberlândia: GpEA: CAPES, 2013.
GRAÚNA, G. Contrapontos da literatura indígena contemporânea no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2013.
GREGORIN FILHO, J. N. (Org.) Literatura infantil em gêneros. São Paulo: Mundo Mirim, 2012.
GREGORIN FILHO, J. N. Literatura Juvenil: adolescência, cultura e formação de leitores. São Paulo: Editora: Melhoramentos, 2011.
JESUALDO. A literatura infantil. São Paulo: Cultrix, 1993.
LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. Um Brasil para crianças - para conhecer a literatura infantil brasileira: histórias, autores e textos. São Paulo: Global, 1986.
MATOS, G. A. A palavra do contador de histórias. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
OLIVEIRA, M. R. D.; PALO, M. J. Literatura Infantil: Voz de criança. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006.
PALO, M. J. Las edades de lectura: diálogo texto literário y texto imagen. Buenos Aires/Argentina, 2008.
PERROTI, E. Confinamento cultural, infância e leitura. São Paulo: Summus, 1990.
PERROTI, E. O texto sedutor na literatura infantil. São Paulo: Ícone 1986.
RESENDE, V. M. O menino na literatura brasileira. São Paulo: Editora Perspectiva. 1988.
ROSITO, V. Literatura juvenil contemporânea: dilemas da pluralidade cultural. Leitura: teoria e prática. Campinas, v.28. n.55, p.37-47, 2010.
SANDRONI, L. De Lobato a Bojunga. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011. SANTOS, L. S.; APOEMA, K; ARAPIRACA, M. de A. (Orgs). Contação de histórias: seguindo o curso de suas águas. Feira de Santana: UEFS, 2018.
SANTOS, L. O. O percurso da indianidade na literatura brasileira: matizes da figuração. São Paulo: UNESP, 2009.
SOUZA, M. Z. Literatura juvenil em questão - aventura e desventura de heróis menores. São Paulo: Cortez Editora 2001.
ZILBERMAN, R. A leitura e o ensino da literatura. 2.ed., São Paulo: Contexto, 1991.
ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. 4ª Reimpressão, São Paulo: Global, 2014.
ZILBERMAN, R. Estética da recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 1989.
ZILBERMAN, R. Que literatura para a escola? Que escola para a literatura? Letras, Passo Fundo, RS, v. 5, n. 1, jan./jun. 2009.
ZILBERMAN, R.; MAGALHÃES, L. C.. Literatura Infantil: autoritarismo e Emancipação. São Paulo: Ática, 1987.
ZINANI, C. J. A.; CARVALHO, D. B. A. (Orgs). Estudos de gênero e Literatura para crianças e Jovens: um diálogo permanente. Caxias do Sul: RS. EDUCS, 2015.
ZUMTHOR, P. Performance, recepção e leitura. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. 2. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2014. |