Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 14 de Março de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: ICED - MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS EM REDE NACIONAL (11.01.07.12)
Código: PLET0035
Nome: LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Trajetória da Arte literária para crianças e adolescentes: meios e formas de comunicação autor/leitor/texto mediados pelo professor. Gêneros de base oral: a gestualidade e a performance na transmissão\leitura e na recepção da obra literária: impactos na trajetória da formação leitora. Afetividade e Literatura: inter-relações possíveis na abordagem aos gêneros lírico, narrativo e dramático na sala de aula do Ensino Fundamental. Múltiplas formas de releituras de obras clássicas (paródia, adaptação, transcriação, etc) e sua inserção na sala de aula. A literatura infantil e juvenil contemporânea e os níveis de leitura aplicáveis no Ensino Fundamental. A relação texto e ilustração na Literatura infantil e infantojuvenil. Técnicas e estratégias da criação literária para jovens leitores na atualidade (intertextualidade, metaficção, paródia, polifonia, etc.) e seus efeitos de sentido. Expressões literárias indígenas e afro-descentes no universo literário infantil e infantojuvenil brasileiro: temas e propostas estéticas. Proposições metodológicas para elaboração de material didático e de projetos para a leitura literária infantil e infantojuvenil na escola.
Referências: AMORIM, L. M. Tradução e adaptação – encruzilhadas da textualidade em Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol, e Kim, de Rudyard Kipling. São Paulo: UNESP, 2005. ANDRUETTO, M. T. Por uma Literatura sem adjetivos. Trad. de Carmem Cacciacarro. São Paulo: Pulo do Gato, 2013. ANTUNES, B.; CECCANTINI, J. L. C. T. Os clássicos: entre a sacralização e a banalização. In: PEREIRA, R. F.; BENITES, S. A. L. (Orgs). À roda de leitura: língua e literatura. Jornal Proleitura. São Paulo: ARROIO, L. Literatura Infantil brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1990. BASTAZIN, V; FURTADO, A. M. G. Literatura infantil e juvenil: uma proposta interdisciplinar. São Paulo: Ed. Do Autor, 2007. BRAVO-VILLASANTE, C. História da Literatura Infantil universal. Lisboa: Veja, 1977. CADEMARTORI, L. O que é Literatura infantil. Coleção Primeiros Passos, São Paulo: Brasiliense, 2010. CASTRILLON, S. O direito de ler e de escrever. São Paulo: Pulo do Gato, 2011. CECCANTINI, J. L .C. T; PEREIRA, R. Narrativas juvenis: outros modos de ler. São Paulo: Editora da UNESP; Assis: ANEP. CECCANTINI, J. L. Heróis contra a parede: estudos de literatura infantil e juvenil. Cultura Acadêmica: São Paulo, 2010. COELHO, N. N. Panorama histórico da literatura infantil e juvenil – das origens indo-europeias ao Brasil contemporâneo. 4. ed. revista. São Paulo: Amarilys, 2010. COLOMER, T. Introdução à literatura infantil e juvenil atual. (Trad.) Laura, Sandroni, São Paulo: Global, 2017. COSTA, M. M. da. Metodologia do ensino da Literatura infantil. Curitiba: Editora IBPEX, 2007. FLECK, G. F. (Org). Literatura Infantojuvenil: Desafios para o letramento literário - Pesquisas e experiências no âmbito escolar. Curitiba: CRV, 2017. FRANTZ, M. H. Z. A literatura nas séries iniciais. Petrópolis: Vozes, 2011. GAMA-KHALIL, ANDRADE, M. M; FONSECA, P. (Orgs.). As literaturas infantil e juvenil... ainda uma vez. Uberlândia: GpEA: CAPES, 2013. GRAÚNA, G. Contrapontos da literatura indígena contemporânea no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2013. GREGORIN FILHO, J. N. (Org.) Literatura infantil em gêneros. São Paulo: Mundo Mirim, 2012. GREGORIN FILHO, J. N. Literatura Juvenil: adolescência, cultura e formação de leitores. São Paulo: Editora: Melhoramentos, 2011. JESUALDO. A literatura infantil. São Paulo: Cultrix, 1993. LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. Um Brasil para crianças - para conhecer a literatura infantil brasileira: histórias, autores e textos. São Paulo: Global, 1986. MATOS, G. A. A palavra do contador de histórias. São Paulo: Martins Fontes, 2005. OLIVEIRA, M. R. D.; PALO, M. J. Literatura Infantil: Voz de criança. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006. PALO, M. J. Las edades de lectura: diálogo texto literário y texto imagen. Buenos Aires/Argentina, 2008. PERROTI, E. Confinamento cultural, infância e leitura. São Paulo: Summus, 1990. PERROTI, E. O texto sedutor na literatura infantil. São Paulo: Ícone 1986. RESENDE, V. M. O menino na literatura brasileira. São Paulo: Editora Perspectiva. 1988. ROSITO, V. Literatura juvenil contemporânea: dilemas da pluralidade cultural. Leitura: teoria e prática. Campinas, v.28. n.55, p.37-47, 2010. SANDRONI, L. De Lobato a Bojunga. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011. SANTOS, L. S.; APOEMA, K; ARAPIRACA, M. de A. (Orgs). Contação de histórias: seguindo o curso de suas águas. Feira de Santana: UEFS, 2018. SANTOS, L. O. O percurso da indianidade na literatura brasileira: matizes da figuração. São Paulo: UNESP, 2009. SOUZA, M. Z. Literatura juvenil em questão - aventura e desventura de heróis menores. São Paulo: Cortez Editora 2001. ZILBERMAN, R. A leitura e o ensino da literatura. 2.ed., São Paulo: Contexto, 1991. ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. 4ª Reimpressão, São Paulo: Global, 2014. ZILBERMAN, R. Estética da recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 1989. ZILBERMAN, R. Que literatura para a escola? Que escola para a literatura? Letras, Passo Fundo, RS, v. 5, n. 1, jan./jun. 2009. ZILBERMAN, R.; MAGALHÃES, L. C.. Literatura Infantil: autoritarismo e Emancipação. São Paulo: Ática, 1987. ZINANI, C. J. A.; CARVALHO, D. B. A. (Orgs). Estudos de gênero e Literatura para crianças e Jovens: um diálogo permanente. Caxias do Sul: RS. EDUCS, 2015. ZUMTHOR, P. Performance, recepção e leitura. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. 2. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

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