Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 23 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: ICED - MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS EM REDE NACIONAL (11.01.07.12)
Código: PLET0038
Nome: PRÁTICAS DE LEITURA E ENSINO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Concepções e processos de leitura. Modelos de leitura e suas relações com o ensino. Didática da aula de leitura. A leitura em ambientes digitais. Concepções de leitura nos documentos oficiais (PCN, BNCC, etc). Objetivos e funcionalidade da leitura em sala de aula e fora dela. Análise de material didático de leitura. Elaboração de propostas didáticas para leitura no ensino fundamental. Projetos de intervenção vinculados ao ensino da leitura.
Referências: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992. Cap. 3 (sobre gêneros) BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais de língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998. BRASIL. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2018. BRAGGIO Silvia Lúcia Bigonjal. Leitura e alfabetização: da concepção mecanicista à sociopsicolingüística. Porto Alegre, Artes Médicas, 1992. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998. CORACINI, M. J. (Org.) O jogo discursivo na aula de leitura: língua materna e língua estrangeira. 2 ed., Campinas/SP: Pontes 2002. FIORIN, J. L. Linguística e pedagogia da leitura. Scripta, Belo Horizonte, v. 7, n. 14, p. 107-117, 2004. GERALDI, J. W. (org.) O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2011. _____. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993. HANKS, W. A língua como prática social – das relações entre língua, cultura e sociedade a partir de Bourdieu e Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2008. Cap. 2 e 3. KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas/SP: Pontes, 1993. KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 10. Ed. Campinas/SP: Pontes, 2002. KOCH Ingedore Villaça, ELIAS Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006. LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga. Contrato de comunicação e concepções de leitura na prática pedagógica de língua portuguesa. Tese (Doutorado) – Universidade do Rio Grande do Norte, Natal, 2001. _________O espaço da leitura e da escrita em situação de ensino e aprendizagem de Português língua estrangeira. Pernambuco: Revista Eutomia, 2014. Disponível em: <www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19125> Acesso em: 02.set.2016. MELO, M. A.; SILVA, L. H. O. O leitor atrapalhado e a formação docente. Revista Brasileira de Literatura Comparada, v. 35, p. 63-75, 2018. ORLANDI, E. P. Discurso e leitura. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2012. ROJO, R.; MOURA, E. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2013. ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. (Orgs.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda Editorial, 2013. SILVA, L. H. O.; MELO, M. A. O que pode o leitor? Entreletras (online), v. 6, p. 120-132, 2015. TEIXEIRA, L.; FARIA, K. C. A.; SOUSA, S. M. Textos multimodais na aula de português: metodologia de leitura. Desenredo (PPGL/UPF), v. 10, p. 314-336, 2014.

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