Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
MÓDULO |
Unidade Responsável: |
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO (11.01.07) |
Código: |
LQ18490 |
Nome: |
ÉTICA, CIÊNCIA E EDUCAÇÃO |
Carga Horária Teórica: |
60 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
60 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
( ( LQ18401 ) )
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Sim |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Quantidade de Avaliações: |
3 |
Ementa/Descrição: |
O conceito da Ética, Moral, Justiça e Direito. Moral absoluta ou Relativa. A classificação
da Ética. A relação da Ética com outras ciências. Ética e cidadania. A Ética Educacional. Educação e
Ética ambiental: Estudo reflexivo de problemas relativos à questão ambiental, aos valores humanos e
a responsabilidade ético-social do homem perante a natureza. Os valores: A existência dos valores;
Valores morais e não-morais; O bom como felicidade (Eudemonismo); O bom como prazer
(Hedonismo); O bom como boa vontade (Formalismo Kantiano). A importância ética profissional: O
Código de Ética; Caráter social da obrigação moral; A consciência moral; Os princípios morais
básicos; A moralização do indivíduo; ·A vida econômica e a realização da moral; A Ética na Formação do Educador; Reflexões sobre a ética na prática pedagógica; Preconceito e discriminação
no currículo escolar; Conceitos e paradigmas históricos da Educação Especial e das propostas de
Educação Inclusiva: Políticas Públicas de Educação no cenário internacional e nacional. A educação
especial, o ensino regular; O atendimento educacional especializado a partir da política nacional de
educação inclusiva; sujeitos com história de deficiência na educação básica: questões de currículo e
gestão escolar. Processos educativos na escola de educação inclusiva: experiências em âmbito escolar
e não-escolar. Fundamentos e recursos pedagógicos para inclusão: acessibilidade, tecnologia
assistida; A ética no profissional de Química; Lei nº 2800 de 18 de junho de 1956 e o Código de ética
Resolução 927 e Resolução nº 9.593 de 13 de julho de 2000. |
|
|