Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 23 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: ICED - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (11.01.07.32)
Código: PPGL0011
Nome: LINGUAGEM E IDENTIDADE
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: A construção da identidade: aspectos sociocognitivos e culturais. A identidade como uma construção social múltipla e heterogênea. Conflitos de identidade no contexto da Hipermodernidade. Concepção histórica da construção da identidade cultural. A luta contrahegemônica nas relações entre sujeitos sociais. O papel da linguagem nas relações intra e interculturais.
Referências: FAUCONNIER, Gilles. Introduction to methods and generalizations. (To appear- methods and generalizations). In: JANSEEN, T & REDEKER, G. (Orgs.). Scope and Foudations of Cognitive Linguistics. (Research Cognitive Linguistics Series). The Hague: Mouton de Gruyter, 2003. [Disponível em: <]http://cogweb.ucla.edu/abstracts/fauconnier99.html. Acesso em 17/10/2008]. FELTES, Heloísa P. de Moraes. Semântica Cognitiva: ilhas, pontes e teias. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. FILLMORE, C. Frame semantics. In: GEERAERTS, D. Cognitive Linguistics: basic readings. Berlim: Mouton de Gruyter, 2006. p. 373-400. LAKOFF, G. Don’t think of an elephant. White River Junction: Chelsea Green Publishing, 2004. _______. The Contemporary Theory of Metaphor. In: ORTONY, Andrew (Ed.) Metaphor and Thought. New York: Cambridge University Press,1992, p. 01-46. ________. The Neural Theory of Metaphor. In: GIBBS, Ray (ed). The Cambridge Handbook of Metaphor and thought. Oxford University Press, 2008, p. 17-38. _____. Women fire and dangerous things: what categories reveal about the mind. Chicago: University of Chicago Press, 1987. LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metáforas da vida cotidiana. (Coordenação da tradução: Mara Sophia Zanotto). Campinas, São Paulo: Mercado de Letras; São Paulo: Edpuc, 2002. _____. Philosophy in the flesh: the embodied mind and its challenge to western thought. New York: Basic Books, 1999 ______. Women, fire, and dangerous things: what categories reveal about the mind. Chicago: The University of Chicago Press, 1987. ____. Metaphors we live by. Chicago: The University of Chicago Press, 1980. MÜLLER, C. Metaphors dead and alive, sleeping and waking: a dynamic view. Chicago: University of Chicago Press, 2008. TALMY, L. Toward a Cognitive Semantics. Cambridge: The MIT Press, 2000. TOMASELLO. M. (2003). Origens culturais da aquisição do conhecimento humano. São Paulo: Martins Fontes. TURNER, M. Cognitive dimensions of social sciences. Oxford: Oxford University Press, 2001. VAN DIJK, T. A. Society and Discourse: how social contexts influence text and talk. Cambridge: Cambridge University Press, 2009. VEREZA, S. Cry me a river: metaphoric hyperboles in the interface between discourse and cognition. Gragoatá, v. 40, p.175-196, 2016. ______. Entrelaçando frames: a construção do sentido metafórico na linguagem em uso. Cadernos de Estudos Linguísticos, v. 55, p.109-124, 2013a. ______. Discourse, cognition and figurative language: Exploring metaphors in political editorials In: Comunicação Política e Econômica: dimensões cognitivas e discursivas. Publicações da Faculdade de Filosofia Universidade Católica Portuguesa, v.1, p. 383-394, 2013b. VEREZA, S.; MOURA, H. M. M.; ESPÍNDOLA, L. C. Metáfora e contexto: entre o instável e o estável. Interdisciplinar, v. 17, p. 1-14, 2013. VYGOTSKY, L. S. (1984). A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa v4.9.7_2024.05.09