Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 23 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: ICED - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (11.01.07.32)
Código: PPGL0014
Nome: PESQUISA QUALITATIVA EM LINGUÍSTICA APLICADA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: A pesquisa qualitativa: origens, bases conceituais, tradições e/ou modelos. Etnografia linguística.
Referências: ANDRÉ, M. E. D. Etnografia da prática escolar. São Paulo, Papirus, 1995. ATKINSON, D. A sociocognitive approach to second language acquisition: How mind, body, and world work together in learning additional languages. In: ATKINSON, D. (org.).; Alternative approaches to second language acquisition. Oxford: Routledge, 2011b, p.143-166. AUSTIN, J. L. How to do things with words. Oxford: Oxford University Press, 1976. DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y.S. Handbook of qualitative research. 2nd. Ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 2000, p. 645-672. DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006 ERICKSON, F. Qualitative methods in research on teaching. In: WITTROCK, M. C. (Ed.). Handbook of research on teaching. 3. ed. New York: Macmillan Publishing Company, 1986, p.119-161. LUDKE, M.; ANDRE, M. E. D. A Pesquisa em educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: E. P. U., 1986. MASON J. Qualitative Researching. Second ed. Sage, 2002. SPRADLEY, J. Participant observation. Fort Worth: Harcourt Brace College Publishers, 1980. WATSON-GEGEO, K.A. Ethnography in ESL: defining the Essentials. TESOL Quarterly, 1988, p. 575-592. ZARHARLICK, A.; GREEN, J. Ethnographic research. In: FLOOD, J. et al. (Eds.). Handbook of research in teaching the English Language Arts. New York: Macmillan, 1991.

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa v4.9.7_2024.05.09