Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 23 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: ICED - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (11.01.07.32)
Código: PPGL0015
Nome: TEXTO E DISCURSO
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Concepções de texto e de discurso, seus fundamentos e implicações. Análise de textos, considerando sua construção em diferentes gêneros orais e escritos. Domínios discursivos, tipos textuais, práticas textuais. Contribuição da Linguística de Texto para as práticas sociais, inclusive para questões relacionadas ao ensino de língua. Noções de coesão e coerências. A referenciação como uma atividade sociocognitiva e cultural, processos referenciais. Leitura e escrita de gêneros, multimodalidade, interconectividade
Referências: ADAM, Jean-Michel. A linguística textual: introdução à análise textual dos discursos. São Paulo: Cortez, 2011. ANTUNES, Irandé. Lutar com as palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. ______. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola, 2009. BAGNO, Marcos. Gramática, pra que te quero? Os conhecimentos linguísticos nos livros didáticos de português. São Paulo: Aymará, 2010. BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992. BRAIT, Beth; SOUZA-e-SILVA, M. Cecília. Texto ou discurso? São Paulo: Contexto, 2012. BRANDÃO, Helena Naganime (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. 3ed. São Paulo: Cortez, 2002. Bunzen, Clécio & Mendonça, Márcia (orgs.) Português no ensino médio e formação de professores. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. DIONÍSIO, Ângela. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Org.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola, 2011. GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. 5a ed. São Paulo: editora WMF Martins Fontes, 2013 [1991]. KARWOSKI, Acir. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola, 2012. KOCH, Ingedore G. Villaça; ELIAS, Vanda Maria. 3.ed. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2010. _____. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2.ed.São Paulo: Contexto, 2011. KOCH, Ingedore G. V. Introdução à linguística textual. São Paulo: Martins Fontes, 2004. MARCUSCHI, Luiz A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008. _____. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 8.ed.São Paulo: Cortez, 2011. ______. Linguística de Texto: o que é e como se faz. São Paulo: Parábola, 2012. PAULINO, Graça; WALTY, Ivete; FONSECA, Maria Nazareth & CURY, Maria Zilda. Tipos de textos, modos de leitura. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2001. SANTOS, Leonor. (Org.) Gêneros textuais nos livros didáticos de Português: uma análise de manuais do ensino fundamental. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011. /Livro eletrônico - modo de acesso: www.leonorwerneck.com/. SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (Org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

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