Ementa/Descrição: |
Concepções de texto e de discurso, seus fundamentos e implicações. Análise de textos, considerando sua construção em diferentes gêneros orais e escritos. Domínios discursivos, tipos textuais, práticas textuais. Contribuição da Linguística de Texto para as práticas sociais, inclusive para questões relacionadas ao ensino de língua. Noções de coesão e coerências. A referenciação como uma atividade sociocognitiva e cultural, processos referenciais. Leitura e escrita de gêneros, multimodalidade, interconectividade |
Referências: |
ADAM, Jean-Michel. A linguística textual: introdução à análise textual dos discursos. São Paulo:
Cortez, 2011.
ANTUNES, Irandé. Lutar com as palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial,
2005.
______. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola, 2009.
BAGNO, Marcos. Gramática, pra que te quero? Os conhecimentos linguísticos nos livros
didáticos de português. São Paulo: Aymará, 2010.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BRAIT, Beth; SOUZA-e-SILVA, M. Cecília. Texto ou discurso? São Paulo: Contexto, 2012.
BRANDÃO, Helena Naganime (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel,
discurso político, divulgação científica. 3ed. São Paulo: Cortez, 2002.
Bunzen, Clécio & Mendonça, Márcia (orgs.) Português no ensino médio e formação de
professores. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
DIONÍSIO, Ângela. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Org.). Gêneros textuais e ensino.
São Paulo: Parábola, 2011.
GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. 5a ed. São Paulo: editora WMF Martins
Fontes, 2013 [1991].
KARWOSKI, Acir. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola, 2012.
KOCH, Ingedore G. Villaça; ELIAS, Vanda Maria. 3.ed. Ler e compreender os sentidos do texto.
São Paulo: Contexto, 2010.
_____. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2.ed.São Paulo: Contexto, 2011.
KOCH, Ingedore G. V. Introdução à linguística textual. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
MARCUSCHI, Luiz A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo:
Parábola, 2008.
_____. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 8.ed.São Paulo: Cortez, 2011.
______. Linguística de Texto: o que é e como se faz. São Paulo: Parábola, 2012.
PAULINO, Graça; WALTY, Ivete; FONSECA, Maria Nazareth & CURY, Maria Zilda. Tipos de
textos, modos de leitura. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2001.
SANTOS, Leonor. (Org.) Gêneros textuais nos livros didáticos de Português: uma análise de
manuais do ensino fundamental. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011. /Livro eletrônico - modo de
acesso: www.leonorwerneck.com/.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (Org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas:
Mercado de Letras, 2004. |