Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 23 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: ICED - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (11.01.07.14)
Código: PPGE2024
Nome: BIOECOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: BASES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Conceitos básicos da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano. Sistemas de interação. Modelo da bioecologia do desenvolvimento humano. Estudos empíricos: processo, pessoa, contexto e tempo. A inserção ecológica: operacionalização do modelo PPCT na pesquisa.Montagem e preparo da equipe de pesquisa. Instrumentos para produção de dados. O papel do pesquisador na inserção ecológica. Planejamento e avaliação da inserção ecológica.
Referências: BRONFENBRENNER, U. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. BRONFENBRENNER, U. Bioecologia do desenvolvimento humano: tornando os seres humanos mais humanos. Porto Alegre: Artmed, 2012 ESCHILETTI-PRATI,L.E., COUTO, M.C.P.P., MOURA, A., POLETTO, M., & KOLLER, S.H. Revisando a inserção ecológica: uma proposta de sistematização. Autores: Psicologia: Reflexão e Crítica, 21(1), 160-169, 2008. KOLLER, S.H., PALUDO, S.S., MORAES, N.A. Inserção ecológica: um método de estudo do desenvolvimento humano. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2016

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa v4.9.7_2024.05.09