Ementa/Descrição: |
Estudo das questões teóricas e práticas da pedagogia histórico-crítica relacionadas à educação infantil , com ênfase na concepção marxista de ciência, método, conteúdo curricular e didática, na perspectiva de assegurar aos alunos da educação infantil uma formação crítica comprometida com a transformação da sociedade da exploração e miséria humana e a construção de relações igualitárias (numa sociedade desigual), solidárias (quando estamos rodeados pelo egoísmo) e colaborativas (num mundo competitivo). |
Referências: |
ABREU, T. X. de; DUARTE, N. Sobre o sentido político do ensino de música na educação escolar: das relações entre a arte e a realidade objetiva. Revista Linhas. Florianópolis, v. 20, n. 42, p. 12-35, jan./abr. 2019. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820422019012 .
COLARES, Anselmo Alencar; LOMBARDI, José Claudinei. 2. FUNDAMENTOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. In: LOMBARDI, J. C.; COLARES, M. L. I. S.; ORSO, P. J. (Orgs.). Pedagogia histórico-crítica e prática pedagógica transformadora. Uberlândia: Navegando Publicações, 2021.Link https://www.editoranavegando.com/livro-pedagogia-historico-critica
SAVIANI, Dermeval.;Pedagogia histórico-crítica e pedagogia da libertação: aproximações e distanciamentos. Revista Germinal: marxismo e educação em debate, v. 13, n. 3, p. 170-176, dez. 2021.
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