Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 27 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: ICED - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (11.01.07.14)
Código: PPGE2025
Nome: PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: ESCOLA, CURRÍCULO E A FORMAÇÃO CRÍTICA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Estudo das questões teóricas e práticas da pedagogia histórico-crítica relacionadas à educação infantil , com ênfase na concepção marxista de ciência, método, conteúdo curricular e didática, na perspectiva de assegurar aos alunos da educação infantil uma formação crítica comprometida com a transformação da sociedade da exploração e miséria humana e a construção de relações igualitárias (numa sociedade desigual), solidárias (quando estamos rodeados pelo egoísmo) e colaborativas (num mundo competitivo).
Referências: ABREU, T. X. de; DUARTE, N. Sobre o sentido político do ensino de música na educação escolar: das relações entre a arte e a realidade objetiva. Revista Linhas. Florianópolis, v. 20, n. 42, p. 12-35, jan./abr. 2019. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820422019012 . COLARES, Anselmo Alencar; LOMBARDI, José Claudinei. 2. FUNDAMENTOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. In: LOMBARDI, J. C.; COLARES, M. L. I. S.; ORSO, P. J. (Orgs.). Pedagogia histórico-crítica e prática pedagógica transformadora. Uberlândia: Navegando Publicações, 2021.Link https://www.editoranavegando.com/livro-pedagogia-historico-critica SAVIANI, Dermeval.;Pedagogia histórico-crítica e pedagogia da libertação: aproximações e distanciamentos. Revista Germinal: marxismo e educação em debate, v. 13, n. 3, p. 170-176, dez. 2021.

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa vSNAPSHOT