Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 23 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: ICED - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (11.01.07.14)
Código: PPGE2026
Nome: PESQUISA E EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: A Amazônia como lugar específico no Brasil e no mundo; territorialidade, identidade e culturas. Desafios da educação em função da diversidade; a tensão entre o local e o universal.
Referências: BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico raciais e para o ensino da História afro-brasileira e africana. Brasília/DF: SECAD/ME, 2004. BRITTO, Luiz Percival Leme. Pesquisa em educação e formação pela pesquisa: nada é tão simples quanto quer parecer. Quaestio, Sorocaba, SP, n.3. p.807-827, set./dez.2019. CAMPELO, Marilu; CONRADO, Mônica; RIBEIRO, Alan. Metáforas da cor: morenidade e territórios da negritude nas construções de identidades negras na Amazônia Paraense. Afro-Ásia, 51, p. 213-246, 2015 COLARES, Anselmo Alencar. História da educação na Amazônia. Questões de natureza teórico-metodológicas: críticas e proposições. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v.11, N.43, p.187-202, 2012. COLARES, Anselmo Alencar. A inserção da Amazônia no modo de produção hegemônico e no projeto educacional da modernidade. Revista Exitus, [S.I], v.12, n.1, p. 22-43, 2022. GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Preconceito de cor e racismo no Brasil. Revista de Antropologia. V. 47 p.9-43, 2004. MALHEIRO, Bruno; PORTO_GONÇALVES, Carlos Walter & MICHELOTTI, Fernando. Horizontes amazônicos: ´para repensar o Brasil e o mundo. I ed. – São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo; Expressão Popular, 2021. LOMBARDI, J.C.; COLARES, A. A . A escola pública, projeto civilizatório burguês versus práxis emancipadora. Revista USP. São Paulo. n. 127. p. 11-26, 2020. LUCIANO, Gersew José dos Santos. Educação indígena no país e o direito de cidadania plena. Revista retratos da Escola, Brasília, v.7, n.13, p.345-357, jul./dez. 2013 PEIRANO, Mariza. Etnografia não é método. Horizontes antropológicos, Porto Alegre, ano 20, N. 42, p.377-391, jul/dez.2014. RIBEIRO, Alan Augusto Moraes; SANTOS, Patrícia Guimarães do; SANTOS, Joilson Vasconcelos. Quem é professora no quilombo? Docência , escolarização e identidade. Série cadernos FLACSO. N. 19, 2021. RODRIGUES, G. C. L. Quando a escola é uma flecha: Educação Escolar Indígena e Territorialização na Amazônia. Revista Exitus, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 396-422, 2018. SANTOS, Zair Henrique. Professores, formadores de leitores e lugares de ler. Revista Professare, Caçador, v.6, N. 1, p. 61-88, 2017. SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 5.ed. São Paulo: Autores associados, 1995. SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. Campinas/SP: Autores associados, 2008. SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3ed. Ver. Campinas: Autores associados, 2011. VAZ FILHO, Florêncio Almeida. Crenças indígenas e cristãs no Baixo tapajós como lugar para uma teologia cristã. Teologia Indígena cristã. p. 67-89.

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