Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 23 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PGEDA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA (11.01.07.28)
Código: EDUC0034
Nome: TÓPICOS EPISTEMOLÓGICOS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA
Carga Horária Teórica: 0 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 60 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Problematização acerca da produção do conhecimento na pesquisa em Educação na Amazônia considerando a Dialética, a Fenomenologia, a Filosofia da Diferença, o Pensamento da Complexidade, as Epistemologias Feministas, o Pensamento Decolonial e suas respectivas fundamentações da investigação científica.
Referências: CANCLINI, N. G. Culturas Híbridas. México, Editorial Guijalbo: 1990. p. 263-322. COSTA, Gilcilene Dias da. Cartografias literárias nas artes de escrever-pesquisar. In LEMOS, Flávia Cristina Silveira et. al. (Organizadores). Encontros de Michel Foucault com Gilles Deleuze e Félix Guattari: governamentalidades, arqueogenealogias e cartografias. – Curitiba: CRV, 2022, p. 113-125. (no prelo) COSTA, Luciano Bedin da; AMORIM, Alexandre Sobral Loureiro. Uma introdução à teoria das linhas para a cartografia. Atos de Pesquisa em Educação. ISSN: 1809-0354 Blumenau, v. 14, n. 3, p. 912-933, set./dez. 2019 DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n3p912-933 DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Trad. Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998. DELEUZE, Gilles. GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1992. DELEUZE, Gilles. GUATTARI, Félix. Mil Platôs. Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. I. São Paulo: Editora 34, 1995. FLEURI, R. M. (2014). Interculturalidade, identidade e decolonialidade: •desafios políticos e educacionais. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (37), p. 89-106. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.771HEIDEGGER, Martin. A essência da linguagem. In: HEIDEGGER, Martin. A caminho da linguagem. 6. ed. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2012. GALLO, Silvio. Deleuze e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. hooks, bell. Não sou eu uma mulher? Mulheres negras e feminismo. 1ª edição 1981. Tradução livre para a plataforma Gueto. Janeiro 2014. 133 p. MERLEAU-PONTY, M. O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva, 2014. MOSÉ, Viviane. Nietzsche e a grande política da linguagem / Viviane Mosé. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2018. MUNIZ, Diva do Couto Gontijo. Feminismos, epistemologias feministas e história das mulheres: leituras cruzadas. OPSIS Catalão. Vo. 15, n. 2, 2015, p. 316-329. DOI:10.5216/o.v15i2.34189 RAGO, Margareth. Epistemologia feminista, gênero e história. In PEDRO, Joana; GROSSI, Miriam (Orgs.). Masculino, feminino, plural. Florianópolis: Editora Mulheres, 1998. SARDELICH, M. E. Leitura de imagens, cultura visual e prática educativa. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 128, p. 451-472, maio/ago. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v36n128/v36n128a09.pdf. Acesso em: 25 de mar. De 2021. SANTOS, B. S. Descolonizar el saber reinventar el poder. Montevideo: Ediciones Trilce, 2010. SARDELICH, M. E. Leitura de imagens, cultura visual e prática educativa. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 128, p. 451-472, maio/ago. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v36n128/v36n128a09.pdf.

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