Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 23 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: ICED - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (11.01.07.14)
Código: PPGE2028
Nome: EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Compreender o conceito de educação bilíngue para surdos; conhecer as primeiras iniciativas mundiais e nacionais no que tange a educação bilíngue para surdos; entender os pressupostos teóricos que subsidiam essa concepção e analisar a realidade da educação de surdos de escolas do Município de Santarém-PA.
Referências: BARROCO, Sônia Shima; LEONARDO, Nilza Sanches Tessaro; SILVA, Tânia dos Santos Alvarez (orgs). Educação Especial e Teoria Histórico-cultural: em defesa da humanização do homem. Maringá: EDUEM, 2012. BUENO, José Geraldo Silveira. Educação Especial Brasileira: questões conceituais e da atualidade. São Paulo: EDUC, 2011. CAVALCANTE, Eleny Brandão; PINHEIRO, Daiane. (orgs). O bilinguismo e educação de surdos. Universidade Federal do Oeste do Pará. Recife: Imprima, 2014. 294p (ISBN: 978-85-64778-09-2). LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; ALBRES, Neiva de Aquino; DRAGOII, Silvana Lucena dos Santos. política para uma educação bilíngue e inclusiva a alunos surdos no município de São Paulo. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 39, n. 1, p. 65-80, jan./mar. 2013. https://www.scielo.br/j/ep/a/KscbxcTPXKV5wksBdKcnxjm/?format=pdf&lang=pt QUADROS, Ronice Muller de. Educação de Surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1997. QUADROS, Ronice Muller de. O ‘BI’ em bilinguismo na educação de surdos. In: FERNANDES, Eulália. Surdez e Bilinguismo (org). Porto Alegre: Mediação, 2005. p.26-36. QUADROS, Ronice Muller de. Políticas Linguísticas: as representações das Línguas para os surdos e a educação de surdos no Brasil. Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística. Florianópolis – SC, 2009. Disponível em:< www.ipol.com.br> Acesso em ago. 2009 SKLIAR, Carlos. Atualidade da Educação Bilingue para surdos: processos e projetos pedagógicos. 2ed. Porto Alegre: Mediação, 1999. (volume 1) SKLIAR, Carlos. Atualidade da Educação Bilingue para surdos: interfaces entre pedagogia e linguística. 2ed. Porto Alegre: Mediação, 1999. (volume 2)

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