Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 15 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: ICED - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (11.01.07.14)
Código: PPGE2029
Nome: PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA AMAZONIA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Estudar aspectos históricos e políticos acerca da Educação Especial e suas implicações no cenário educacional inclusivo. Conhecer pesquisas desenvolvidas ao longo dos últimos anos as quais se concentrar em estudar a Educação Especial no cenário regional amazônico.
Referências: GARCIA, R. M. Política de educação especial na perspectiva inclusiva e a formação docente no Brasil. Revista Brasileira de Educação, 18(52), 101-239. 2013. DOI: 10.1590/S1413-24782013000100007 https://www.scielo.br/j/rbedu/a/4cwH7NndqZDYRSjCjmDkWWJ/?format=pdf CALIXTO, Hector. A inclusão de pessoas com deficiência e a educação especial: trançando e mapeando diálogos com a diferença e os diferentes. Tese de doutorado. Universidade Federal do Oeste do Pará. 2023. MAZZOTTA, Marcos José da Silveira. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011. 231 p. ISBN: 9788524917097. PINHEIRO, Daiane. O papel dos professores de educação especial na educação inclusiva: entre a formação as políticas e as práticas de atuação profissionais. Tese de doutoramento. Universidade de Lisboa, 2021. SKLIAR. Carlos. A invenção e a exclusão da alteridade “deficiente” a partir dos significados da normalidade. In: Educação e Realidade, Porto Alegre, v.24, n.2, jul./dez., 1999. p. 15 –32. https://www.scielo.br/j/rbedu/a/4cwH7NndqZDYRSjCjmDkWWJ/?format=pdf BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008 ______________Decreto 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre o Atendimento Educacional Especializado - AEE. Diário Oficial, Brasília, DF, 17 de nov. 2011 ____________Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Brasília-DF. 2001. __________ Resolução n. 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. 2009a ___________Nota técnica nº 13 de 22 de dezembro. A educação especial e sua operacionalização pelos sistemas de ensino. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Especial. 2009b. CORRÊA, M. A. M. Educação Especial. Volume 1 – Módulos 1 a 4. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ. 2004. GAIO, Roberta; MENEGHETTI, Rosa G. Krob (orgs). Caminhos pedagógico da educação especial. 7. Ed. Vozes, 2011. JANUZZI, Gilberta de Martinho. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. Campinas. Autores Associados, 2004. Coleção Educação Contemporânea. LUNARDI-LAZZARIN, Márcia. Currículo como política cultural: possibilidades para pensar a diferença. IN: DECHICHI, Cláudia e SILVA, Lazara C. (Orgs). Inclusão escolar e educação especial: teoria e prática na diversidade. Uberlândia: EDUFU, 2008. p.81-96. SILVA, Tomaz Tadeu. da Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais /Toma.Z Thdeu da Silva (org.), Stuart Hall, Kathryn Woodward.- Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. SKLIAR, Carlos (Org). Educação e exclusão: Abordagens socioantropológicas em Educação Especial. Editora Mediação; 7ª edição (1 janeiro 2000)

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