Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 21 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROFSAÚDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA (11.01.45.13)
Código: MPSF0002
Nome: EDUCAÇÃO NA SAÚDE
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 60 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: As concepções teóricas e metodológicas de ensino-aprendizagem. Metodologia ativas de aprendizagem: possibilidades de aplicação na graduação e no processo de mobilização de adultos. Referenciais da educação na saúde e suas implicações no nível individual e coletivo. Análise crítica-compreensiva das políticas de educação em saúde. Práticas educativas transformadoras e sala contribuição na consolidação do Sistema Único de Saúde. Utilização de tecnologias de informação e comunicação em saúde. Educação popular em saúde como estratégia de promoção de saúde. Educação permanente em saúde como estratégia de gestão do trabalho. Desenvolvimento de competência e integração teoria-prática. Diretrizes curriculares nacionais dos cursos da saúde. Desenvolvimento e avaliação de currículos. Organização dos sistemas de saúde e educação e a inserção de alunos de graduação e residentes nas equipes de ESF. Metodologias de preceptoria e integração ensino-serviço. Sistemas de Saúde-Escola. Tecnologias de informação e comunicação em saúde. Avaliação da aprendizagem em serviços de saúde.
Referências: ARAÚJO, U.; SASTRE, G. (orgs.). Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. S0ão Paulo: Summus, 2009. AYRES, J. R. C. Cuidado e reconstrução das práticas de saúde. In: MINAYO, M.C.S.; CECCIM, R. B. & FEUERWERKER, L. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis, v.14, n.1, p.41-65, 2004. BATISTA, N.A.; BATISTA, S.H.; ABDALLA, I.G. (Org.). Ensino em Saúde: visitando conceitos e práticas. São Paulo: Arte & Ciência, 2005. BEHRENS, M. Paradigma da complexidade: metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios. Petrópolis: Ed. Vozes,2006. BERBEK, N. (org.). Metodologia da problematização: fundamentos e aplicações. Londrina: Ed. UEL, 1999. BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno de Educação Popular e Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde Brasília: Ministério da Saúde, 2009. 64 p. (Série B. Textos Básicos de Saúde) (Série Pactos pela Saúde 2006; v. 9). BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento da Gestão da Educação na Saúde. Curso de Permanente em Saúde Brasília: Ministério da Saúde, 2009. 64 p. (Série B. Textos) CAMPOS, F.; AGUIAR, R.. Atenção Básica e Reforma Curricular. In: NEGRI, B; FARIA, R.; VIANA, A.L.A. Recursos Humanos em Saúde: política, desenvolvimento e mercado de trabalho. Campinas (SP): Unicamp; 2002. p. 91-100. FIDALGO, F.; OLIVEIRA, M. A. & FIDALGO, N. L. Educação profissional e a lógica das competências. Petrópolis: Vozes,2007. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1999. HOFFMANN, LEANDRO MARCIAL AMARAL ; KOIFMAN, Lilian . O olhar supervisivo na perspectiva da ativação de processos de mudança. Physis (UERJ. Impresso), v. 23, p. 573587, 2013. KOIFMAN, L.; SAIPPA-OLIVEIRA, G. ; FERNANDEZ, V. S. . Dispositivos de transformação da formação em saúde: desafios da construção cotidiana de caminhos trilhados. In: Roseni Pinheiro; Júlio Strubing Müller Neto; Fátima A. Tiacianel; Maria Angélica dos Santos Spinelli; Aluisio Gomes da Silva Jr.. (Org.). Construção Social da Demanda por Cuidado: revisitando o direito à saúde, o trabalho em equipe, os espaços públicos e a participação. 1ed.Rio De Janeiro: Lilian, 2013, v. 1, p. 129-146. KOIFMAN, L.; FERNANDEZ, V. S. . Territórios de aprendizagem: trabalho de campo supervisonado do curso de Medicina da UFF. Cadernos da ABEM, v. 4, p. 38-43, 2008. KOIFMAN, L.; SAIPPA-OLIVEIRA, G. . As práticas de avaliação da formação e do cuidado orientadas pela integralidade: uma aproximação necessária. In: Pinheiro, Roseni; Mattos, Ruben Araújo. (Org.). Gestão em redes: práticas de avaliação, formação e participação na saúde. 1ªed.Rio de Janeiro: CEPESC - ABRASCO, 2006, v. 1, p. 245-260. MAMEDE, S.; PENAFORTE, J. (orgs.). Aprendizagem Baseada em Problemas: anatomia de uma nova abordagem educacional. Fortaleza: Hucitec, 2001. MARCH, C., KOIFMAN, Lilian, PONTES, Ana Lúcia de Moura, SAIPPA-OLIVEIRA, G., SILVA JUNIOR, A. G., FERNANDEZ, Veronica Silva. O currículo de medicina da Universidade Federal Fluminense: revisitando uma experiência In: Ensinar Saúde: A Integralidade e o SUS nos cursos de graduação na área de saúde ed. Rio de Janeiro: IMS/UERJ: CEPESC: ABRASCO,2006, p. 295-309. MARINS, J. J. et al. Educação médica em transformação: Instrumentos para a construção de novas realidades. São Paulo: ABEM/HUCITEC,2004. PARENTE, R. P. F. Preceptoria e tutoria na residência multiprofissional em Saúde da Família. SANARE. Ano VII, n. 2, Jul/Dez.2008. Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, Secretaria Municipal de Saúde de Sobral, CE. [Disponível em: http://www.esf.org.br/downloads/sanare/Sanare_v7_n2.pdf]

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