Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SOCIEDADE (11.01.08)
Código: SARQ0028
Nome: ETNOLOGIA INDIGENA
Carga Horária Teórica: 0 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 0 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Apresentar os principais temas da etnologia das terras baixas da América do Sul: um quadro arqueológico, historico, linguistico e geografico dos povos indigenas dessa regido. Desenvolver diferentes unidades tematicas como a organizagdo social, a cosmologia, a mitologia, o xamanismo, a arte, a politica e a questão do contato. Bibliografia basica CLASTRES, Pierre. 2003. “A sociedade contra o Estado™. In.: A sociedade contra o Estado, Séo Paulo: Cosac Naify. FAUSTO, Carlos. 2000. Os índios antes do Brasil. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor. VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. 2002. “O mármore e a murta: sobre a inconstancia da alma selvagem”. In.: A Inconstância da Alma Selvagem — e outros ensaios de antropologia. São Paulo: Cosac & Naify. Bibliografia complementar URBAN, Greg. 1992. “A história da cultura brasileira segundo as linguas nativas”. In.: CUNHA, Manuela C. da (Org.). História dos Índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras: Secretaria Municipal de Cultura, FAPESP. CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. 2009. “O futuro da questão indigena”. In.: Cultura com Aspas, São Paulo: Cosac Naify, p. 259-274. OLIVEIRA, João Pacheco de. 1998. “Uma Etnologia dos “Indios Misturados”? Situação Colonial, Territorialização e Fluxos Culturais”. Mana Vol4, N.1. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-93131998000100003&script=sci_arttext SZTUTMAN, Renato. 2012. O profeta e o principal: a ação politica amerindia e seus personagens. São Paulo: Edusp. VIVEIROS DE CASTRO, E. 2006. “No Brasil, todo mundo é indio, exceto quem não é”. In.: RICARDO, Fany (Ed.). Povos indigenas no Brasil: 2001-2005. São Paulo: Instituto Socioambiental. Disponivel em: http:/pib.socioambiental.org/files/file/PIB_institucional/No_Brasil_todo_mundo_%C3%A9 %C3%ADndio.pdf
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
052 2023.1 ARQUEOLOGIA - Santarém - BACHARELADO - Presencial - MTN Sim 2 Sim

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa v4.9.7_2024.05.09