Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 27 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: ICED - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (11.01.07.14)
Código: PPGE2031
Nome: PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS: ESCOLA, CURRÍCULO E DIDÁTICA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Estudo das questões teóricas e práticas da pedagogia histórico-crítica relacionadas ao Ensino Fundamental - Anos Iniciais, com ênfase na concepção marxista de ciência, método, conteúdo curricular e didática, na perspectiva de assegurar aos alunos do ensino fundamental, uma formação crítica comprometida com a transformação da sociedade da exploração e miséria humana e a construção de relações igualitárias (numa sociedade desigual), solidárias (quando estamos rodeados pelo egoísmo) e colaborativas (num mundo competitivo).
Referências: FRANCO. A. de F., MARTINS. L. M. Palavra escrita: vida registrada em letras a alfabetização para além da Política Nacional de Alfabetização (PNA). [recurso digital] / Adriana de Fátima Franco, Lígia Márcia Martins. –Goiânia-GO: Editora Phillos Academy, 2021. Disponível em:https://phillosacademy.com/palavra-escrita-vida-registrada-em-letras. MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão; e SAVIANI, Dermeval. Prática pedagógica alfabetizadora à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Psicologia em Estudo, [s. l.], v. 22, n. 1, p. 3, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.4025/psicolestud.v22i1.31815 MARTINS, L. M.; CARVALHO, B.; DANGIÓ, M. C. S. O processo de alfabetização: da pré-história da escrita a escrita simbólica. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 337-346, 2018. https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-85572018000200337&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. COELHO, I. T.; MAZZEU, F. J. C. Notas introdutórias para um método histórico-crítico de alfabetização. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, p. 2576–2593, 2016. https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n.esp4.9210 . ELKONIN, D. B. Capacidades intelectuais dos alunos dos anos iniciais do nível fundamental e o conteúdo da aprendizagem. In: PUENTES, R. V. L.S. Vigotski e aprendizagem desenvolvimental: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. São Carlos: Pedro & João, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29664/1/FundamentosPsicol%C3%B3gicosDid%C3%A1ticos.pdf MARTINS, J. C.; FACCI, M. G. D. A transição da criança da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Cad. Pess. São Luís, v.23, n.2, mai/ago 2016. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5346 OLIVEIRA, Raquel Elisabete. Princípios histórico-críticos para a formação da Atividade de Estudo na idade escolar. In: O estudo na idade escolar: contribuições da psicologia histórico-cultural à prática pedagógica histórico-crítica. 2023 (Doutorado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2023. p. 190-193. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/250983

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