Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 03 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: ICED - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (11.01.07.14)
Código: PPGE2032
Nome: EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Estuda os desafios que se colocam para a formação e a atuação profissional de professores e gestores educacionais da Amazônia diante da diversidade, das questões ambientais, dos modelos de desenvolvimento, e da sustentabilidade. Examina a Amazônia no contexto nacional e internacional. A Educação na Amazônia: suas bases epistemológicas, históricas e filosóficas. Discussões teóricas e epistemológicas que potencializem estudos sobre os Problemas Educacionais da Amazônia.
Referências: AGUIAR, J. V. S. Narrativas sobre os povos indigenas na Amazonia. Manaus, AM: Editora: EDUA, 2012. BECKER, Bertha K. "Cenarios de curto prazo para o desenvolvimento da Amazonia". Cadernos NADIAM, Brasilia, MMA, 1999. ARAUJO, S. M. S.; ALVES, L. M. S. A.; BERTOLO, S. J. N. (org.). Pesquisa e educacao na Amazonia: reflexoes epistemologicas e politicas. Belem, PA: EDUEPA, 2014. ARAUJO, T. R. S.; COSTA, T. L.; SILVA, J. J. N. (org.) Amazônia: história, culturas e identidades. Belém: imprensa oficial do Estado 2021. BECKER, B. K. Amazonia: geopolitica na virada do III milenio. Rio de Janeiro, Garamond, 2004. BELTRAO, J. F.; LACERDA, P. M. (org.) Amazonias em tempos contemporaneos: entre diversidades e adversidades. Rio de Janeiro, RJ: Morula, 2017. BENCHIMOL, S. Amazonia: formacao social e cultural. Manaus: Valer, 2009. COELHO, W. N. B.; SANTOS, R. A.; SILVA, R. M. N. B. Educacao e diversidades na Amazonia. Sao Paulo: Editora Livraria da Fisica, 2015. COELHO, W. N. B.; SILVA, C. A. F. A producao intelectual docente na pos-graduacao em Educacao no norte do Brasil: avancos e desafios. In: Revista Educacao Unisinos, 20 (3): 387- 399, setembro/dezembro 2016. COLARES, M. L. I. S.; PEREZ, J. R. R.; TAMBORIL, M. I. B. (org.) Educacao e realidade amazonica, vol. 2. Uberlandia, MG: Navegando, 2017. ESTACIO, M. A. F.; NICIDA, L. R. A. (org.). Historia e educacao na Amazonia. Manaus – AM: EDUA/UEA Edicoes, 2016. FRAXE, T. J. P.; PEREIRA, H. S.; WITKOSKI, A. C. Comunidades ribeirinhas amazonicas:modos de vida e uso dos recursos naturais. Manaus: EDUA, 2007. HAGE, S. A. M.; BARROS, O. F. Curriculo e educacao do campo na Amazonia: referencias para o debate sobre a multisseriacao na escola do campo. In: Revista Espaco do Curriculo, v.3, n.1, pp.348-362, marco de 2010 a setembro de 2010. ILVA, M. C. O paiz do Amazonas. Manaus: Editora Valer, 2012. SOUZA, Marcio. Amazonia indigena. Rio de Janeiro: Record, 2015. MATOS, C. C.; ROCHA, G. O. R. O curriculo da educacao do campo no contexto das legislacoes nacionais. In: Revista Brasileira de Educacao do Campo. The Brazilian Scientific Journal of Rural Education. RBE. Vol. 5, jan., 2020. MAUES, R. H. VILLACORTA, G. M. (org.). Pajelancas e religioes africanas na Amazonia. Belem: EDUFPA, 2008. MEDEIROS, T. M. S.; SANTOS, J. S.; PINHO, M. J. P. Memorias de egressos: mestrado em educacao da UFT. In: Revista Exitus, Santarem/PA, Vol. 8, n. 2, p. 386 - 409, mai/ago 2018. NETO, M. O dilema da Amazonia. Petropolis: Vozes, 1979. OLIVEIRA, I. A.; PEREIRA, R. C.; OLIVEIRA, W. M. M. (org.). Epistemologia e educacao: teorias e praticas. Belem, PA: CCSE-UEPA, 2015. OLIVEIRA, I. A.; SANTOS, T. R. L. A pesquisa no Programa de Pos-graduacao em Educacao da Universidade do Estado do Para. In: Revista Brasileira de Pos-graduacao - RBPG, Brasilia, v. 11, n. 23, p. 247 - 270, marco de 2014. OLIVEIRA, J. P. G.; RODRIGUES, D. S. PRAZERES, M. S. C.; MENDES, O. Cruz. (org.). Educacao, identidade e conhecimento na Amazonia Tocantina: dialogos cientificos. Cameta, PA: Campus Universitario do Tocantins/Cameta-UFPA, 2013. PORTO-GONCALVES, C. W. Amazonia, Amazonias. Sao Paulo, SP: Contexto, 2012. PORTO-GONCALVES, C. W. Amazonia: encruzilhada civilizatoria, tensoes territoriais em curso. Rio de Janeiro: Consequencia, 2017. TEIXEIRA, M. A. D.; LIMA, U. N. Afros e amazonicos: estudos sobre o negro e o indigena na Amazonia. Porto Velho, RO: UNIR/MC&G Editorial, 2016.

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa v4.9.7_2024.05.09